O que é? “Uma atividade orientada para a aprendizagem, com suporte na pesquisa, em que algumas ou todas as informações disponíveis para interação são recursos provenientes da Internet”. Bernie Dodge
Tipos de WebQuests .WebQuests Curtas
.O objetivo é a aquisição e integração do conhecimento.
.O aprendiz entra em contato com um número significativo de informações, dando sentido a elas.
.Uma WebQuest curta é planejada para ser executada em uma ou três aulas.
.WebQuests Longas
.O objetivo é a compreensão de como ampliar e refinar o conhecimento apresentado na WebQuest.
.O aprendiz analisa e profunda o corpo de conhecimento, transformando-o e criando algo que outros possam utilizar.
.Uma WebQuest longa é planejada para durar de uma semana a um mês de trabalho escolar.
Elementos Básicos
1. Introdução
2. Tarefa
3. Processos ou passos para completar a
tarefa
4. Recursos a serem utilizado
5. Orientação na organização de
informações e conclusão de tarefas
6. Conclusão (o que foi aprendido)
7. Créditos
1. Introdução
Contém informação básica para motivar o aluno. Situa questões reais e utiliza personagens do mundo real. Determina a atividade.
2. Tarefa
Propõe uma nova perspectiva sobre um assunto conhecido.
Assuntos do interesse dos alunos e novas áreas de aprendizagem a explorar.
Busca na Internet, informações da biblioteca, discussões em grupo, orientações em grupo, conferência on-line (audio/vídeo).
3. Processo
Orienta os passos da tarefa
Oferece recursos para organizar a informação.
4. Recursos a serem utilizados
Inclui orientações de utilização da Internet e outros dados, para dar suporte às tarefas
5. Organiza a avaliação das tarefas
Define um resultado de aprendizagem on-lineou off-line; promove a aquisição e a integração do conhecimento por análise e síntese.
Como Orientar a organização e conclusão das tarefas?
.Encaminhar feedback.Sugerir modificações .Focar na finalização
6. Conclusão
.Verifica o que foi aprendido
.Sugere ampliação da aprendizagem.
.Como?
Encaminha para conclusão
.Sugere perguntas ao aluno, que induzem à reflexão.
.O professor não julga. Encaminha para conclusão
.Sugere perguntas ao aluno, que induzem à reflexão.
.O professor não julga.
Avaliação
Sugere perguntas para que o aluno avalie o trabalho, quanto a:
• Informações / conhecimento
• Criatividade
• Comunicação
• Veracidade dos fatos
Induz a Reflexão
Levanta questões que levem o aluno a refletir sobre o seu processo de aprender a aprender
(metacognição)
Tipos de WebQuests .WebQuests Curtas
.O objetivo é a aquisição e integração do conhecimento.
.O aprendiz entra em contato com um número significativo de informações, dando sentido a elas.
.Uma WebQuest curta é planejada para ser executada em uma ou três aulas.
.WebQuests Longas
.O objetivo é a compreensão de como ampliar e refinar o conhecimento apresentado na WebQuest.
.O aprendiz analisa e profunda o corpo de conhecimento, transformando-o e criando algo que outros possam utilizar.
.Uma WebQuest longa é planejada para durar de uma semana a um mês de trabalho escolar.
Elementos Básicos
1. Introdução
2. Tarefa
3. Processos ou passos para completar a
tarefa
4. Recursos a serem utilizado
5. Orientação na organização de
informações e conclusão de tarefas
6. Conclusão (o que foi aprendido)
7. Créditos
1. Introdução
Contém informação básica para motivar o aluno. Situa questões reais e utiliza personagens do mundo real. Determina a atividade.
2. Tarefa
Propõe uma nova perspectiva sobre um assunto conhecido.
Assuntos do interesse dos alunos e novas áreas de aprendizagem a explorar.
Busca na Internet, informações da biblioteca, discussões em grupo, orientações em grupo, conferência on-line (audio/vídeo).
3. Processo
Orienta os passos da tarefa
Oferece recursos para organizar a informação.
4. Recursos a serem utilizados
Inclui orientações de utilização da Internet e outros dados, para dar suporte às tarefas
5. Organiza a avaliação das tarefas
Define um resultado de aprendizagem on-lineou off-line; promove a aquisição e a integração do conhecimento por análise e síntese.
Como Orientar a organização e conclusão das tarefas?
.Encaminhar feedback.Sugerir modificações .Focar na finalização
6. Conclusão
.Verifica o que foi aprendido
.Sugere ampliação da aprendizagem.
.Como?
Encaminha para conclusão
.Sugere perguntas ao aluno, que induzem à reflexão.
.O professor não julga. Encaminha para conclusão
.Sugere perguntas ao aluno, que induzem à reflexão.
.O professor não julga.
Avaliação
Sugere perguntas para que o aluno avalie o trabalho, quanto a:
• Informações / conhecimento
• Criatividade
• Comunicação
• Veracidade dos fatos
Induz a Reflexão
Levanta questões que levem o aluno a refletir sobre o seu processo de aprender a aprender
(metacognição)