Metodologia
Estamos iniciando mais uma eletrizante, emocionante, expectante, extraordinária, educativa aula de (...)!
O que o "ALERTA" gera em nós?
Se você está preparado não importa o cenário de incerteza. Vamos nos preparar?
É importante saber o significado do meio de aprendizagem para ganhar confiança no processo de aprendizagem?
ABORDAGEM DO NOSSO ESTUDO
É preciso aprofundar-se no estudo das ciências com base na VERDADE, analisando os FATOS dentro do contexto histórico em que ocorreram e/ou ocorrem sem provocar rupturas que desvalorizem o passado técnico, científico, cultural, moral, religioso...
É preciso analisar e extrair conclusões com base em FATOS ou OPINIÕES?
"Há homens que se agarram a sua opinião, não por ser verdadeira, mas simplesmente por ser sua." (Santo Agostinho)
Daremos ao estudo da Geografia ou Conhecimentos Gerais um olhar especial para as VIRTUDES, valorizando os feitos de homens e mulheres que contribuíram com o seu testemunho de vida, com seus percursos e trajetórias na sociedade.
"Os feitos não serão menos corajosos por não serem celebrados." (J.R.R. Tolkien)
"A coragem significa um forte desejo de viver, sob a forma de disposição para morrer." (G. K. Chesterton)
"Quem acende uma luz é o primeiro a se beneficiar da claridade." (G. K. Chesterton)
O conhecimento é importante, mas não pode ser visto de forma isolada e compartimentada. A Educação Moderna costuma discorrer em demasia sobre este ponto. Em contrapartida, a fragmentação ainda não foi superada na grande maioria dos casos. A Geografia, assim como as demais ciências, não possui seus conceitos dissociados, muito pelo contrário, eles interagem entre si e com as demais ciências constantemente, permitindo relações, análises, reflexões e demais interações. Dessa forma, a pessoa tem condições de expandir o seu conhecimento com um real sentido e significado dos acontecimentos, fatos, fenômenos, técnicas e tecnologias mais complexas e não apenas de uma parte isolada de cada um destes aspectos estudados pela Geografia.
O analfabetismo funcional é fato! Grande parte da população escolarizada lê e não compreende o que leu. O vocabulário tornou-se enxuto e com variações ditadas, frequentemente, pelo senso comum. Nestes longos anos como professor, identifico a incompreensão dos textos, a dificuldade em interpretá-los e, por consequência, a incapacidade argumentativa, relacional e reflexiva dos mesmos prejudicada ou, até mesmo, inexistente. Opiniões são jogadas "ao vento", sem que apresentem fundamento ou base para tal. O significado das palavras, a sua aplicabilidade, a ampliação de vocabulário, o conhecimento de sua gênese, torna o caminho de compreensão e sentido das coisas um tanto quanto seguro e coerente.
"Não se adquire um bom vocabulário com a leitura de livros escritos conforme uma ideia do que seja o vocabulário da faixa etária do leitor.
Ele vem da leitura de livros acima da sua capacidade". (J.R.R. Tolkien)
A VERDADE existe! As coisas não são relativas!
"Para olhos tortos a verdade pode ter um rosto desvirtuado." (J.R.R. Tolkien)
"No interior do homem habita a verdade." (Santo Agostinho)
"O estudo da filosofia não tem por objeto saber o que os homens pensavam e sim qual é a verdade das coisas." (São Tomás de Aquino)
Por meio da Geografia, existe uma larga e bela possibilidade de contemplação da criação de Deus. Esta, se descortina diante de cada criatura que se dispõe a caminhar na verdade e nas virtudes. Não percamos a graça!
"A maneira de apreciarmos uma coisa é dizermos a nós próprios que a podemos perder." (G. K. Chesterton)
"A beleza da natureza é o carinhoso sorriso de Cristo, mostrado através da matéria." (G. K. Chesterton)
"Milagres não são contrários à natureza, mas apenas contrários ao que nós sabemos sobre a natureza." (Santo Agostinho)
CONECTAR
Vamos observar o mundo com encantamento, abertos à curiosidade?
Vamos com curiosidade e inteligência?
Vamos CONECTAR a História e a Geografia com descobertas científicas, com VOCABULÁRIO (morfologia), com CONCEITO e com IMAGINAÇÃO?
MÉTODO SOCRÁTICO
Vamos fazer juntos e com exigência (com mediação) um diálogo baseado em perguntas e respostas?
EDUCAÇÃO CLÁSSICA
Educação (do latim educare que é um verbo composto derivado do prefixo ex-, que significa “fora” ou “exterior”, mais o verbo ducere, que tem o significado de “guiar”, “instruir”, “conduzir”). Ou seja, em latim, educação tinha o significado literal de “guiar para fora” e pode ser entendido que se conduzia tanto para o mundo exterior quanto para fora de si mesmo.
Clássico (do latim classicus,"que pertence à primeira classe"),
A educação clássica, tem por finalidade, segundo Platão (428-348 a.C.), a "excelência", ou segundo Hugo de São Vítor (1096-1141 d.C.), a "sabedoria"; porém, para se alcançar isto se faz necessário ter presente dois princípios:
I. Fazer desde o início o que é importante, ou seja, "as primeiras coisas por primeiro".
II. A pessoa do educador que seja integralmente formado (verdadeiro, justo e virtuoso).
MÉTODO CLÁSSICO
1º PASSO- BUSCA DA VERDADE E DAS VIRTUDES;
Podemos encontrar verdades nas fábulas, máximas, anedotas morais, mitos e parábolas?
jovensdacruz.com.br/santo-tomas-de-aquino-e-a-vaca-no-alto-ceu/
https://permanencia.org.br/drupal/node/1261
2º PASSO- RECITAÇÃO E/OU MEMORIZAÇÃO;
3º PASSO- ANALISAR (com olhar do autor);
4º PASSO- CORRELACIONAR (TEMAS CORRELATOS)
PARA QUÊ?
Para formar seres humanos virtuosos, íntegros e cultos.
Mas afinal, quais os objetos interessam à Geografia?
Os objetos que interessam à Geografia não são apenas objetos móveis, mas também imóveis, tal uma cidade, uma barragem, uma estrada de rodagem, um porto, uma floresta, uma plantação, um lago, uma montanha. Tudo isso são objetos geográficos. Esses objetos geográficos são do domínio tanto do que se chama a Geografia Física como do domínio do que se chama a Geografia Humana e através da história desses objetos, isto é, da forma como foram produzidos e mudam, essa Geografia Física e essa Geografia Humana se encontram. (A Natureza do Espaço, Milton Santos, p. 46)
O que o "ALERTA" gera em nós?
Se você está preparado não importa o cenário de incerteza. Vamos nos preparar?
É importante saber o significado do meio de aprendizagem para ganhar confiança no processo de aprendizagem?
ABORDAGEM DO NOSSO ESTUDO
É preciso aprofundar-se no estudo das ciências com base na VERDADE, analisando os FATOS dentro do contexto histórico em que ocorreram e/ou ocorrem sem provocar rupturas que desvalorizem o passado técnico, científico, cultural, moral, religioso...
É preciso analisar e extrair conclusões com base em FATOS ou OPINIÕES?
"Há homens que se agarram a sua opinião, não por ser verdadeira, mas simplesmente por ser sua." (Santo Agostinho)
Daremos ao estudo da Geografia ou Conhecimentos Gerais um olhar especial para as VIRTUDES, valorizando os feitos de homens e mulheres que contribuíram com o seu testemunho de vida, com seus percursos e trajetórias na sociedade.
"Os feitos não serão menos corajosos por não serem celebrados." (J.R.R. Tolkien)
"A coragem significa um forte desejo de viver, sob a forma de disposição para morrer." (G. K. Chesterton)
"Quem acende uma luz é o primeiro a se beneficiar da claridade." (G. K. Chesterton)
O conhecimento é importante, mas não pode ser visto de forma isolada e compartimentada. A Educação Moderna costuma discorrer em demasia sobre este ponto. Em contrapartida, a fragmentação ainda não foi superada na grande maioria dos casos. A Geografia, assim como as demais ciências, não possui seus conceitos dissociados, muito pelo contrário, eles interagem entre si e com as demais ciências constantemente, permitindo relações, análises, reflexões e demais interações. Dessa forma, a pessoa tem condições de expandir o seu conhecimento com um real sentido e significado dos acontecimentos, fatos, fenômenos, técnicas e tecnologias mais complexas e não apenas de uma parte isolada de cada um destes aspectos estudados pela Geografia.
O analfabetismo funcional é fato! Grande parte da população escolarizada lê e não compreende o que leu. O vocabulário tornou-se enxuto e com variações ditadas, frequentemente, pelo senso comum. Nestes longos anos como professor, identifico a incompreensão dos textos, a dificuldade em interpretá-los e, por consequência, a incapacidade argumentativa, relacional e reflexiva dos mesmos prejudicada ou, até mesmo, inexistente. Opiniões são jogadas "ao vento", sem que apresentem fundamento ou base para tal. O significado das palavras, a sua aplicabilidade, a ampliação de vocabulário, o conhecimento de sua gênese, torna o caminho de compreensão e sentido das coisas um tanto quanto seguro e coerente.
"Não se adquire um bom vocabulário com a leitura de livros escritos conforme uma ideia do que seja o vocabulário da faixa etária do leitor.
Ele vem da leitura de livros acima da sua capacidade". (J.R.R. Tolkien)
A VERDADE existe! As coisas não são relativas!
"Para olhos tortos a verdade pode ter um rosto desvirtuado." (J.R.R. Tolkien)
"No interior do homem habita a verdade." (Santo Agostinho)
"O estudo da filosofia não tem por objeto saber o que os homens pensavam e sim qual é a verdade das coisas." (São Tomás de Aquino)
Por meio da Geografia, existe uma larga e bela possibilidade de contemplação da criação de Deus. Esta, se descortina diante de cada criatura que se dispõe a caminhar na verdade e nas virtudes. Não percamos a graça!
"A maneira de apreciarmos uma coisa é dizermos a nós próprios que a podemos perder." (G. K. Chesterton)
"A beleza da natureza é o carinhoso sorriso de Cristo, mostrado através da matéria." (G. K. Chesterton)
"Milagres não são contrários à natureza, mas apenas contrários ao que nós sabemos sobre a natureza." (Santo Agostinho)
CONECTAR
Vamos observar o mundo com encantamento, abertos à curiosidade?
Vamos com curiosidade e inteligência?
Vamos CONECTAR a História e a Geografia com descobertas científicas, com VOCABULÁRIO (morfologia), com CONCEITO e com IMAGINAÇÃO?
MÉTODO SOCRÁTICO
Vamos fazer juntos e com exigência (com mediação) um diálogo baseado em perguntas e respostas?
EDUCAÇÃO CLÁSSICA
Educação (do latim educare que é um verbo composto derivado do prefixo ex-, que significa “fora” ou “exterior”, mais o verbo ducere, que tem o significado de “guiar”, “instruir”, “conduzir”). Ou seja, em latim, educação tinha o significado literal de “guiar para fora” e pode ser entendido que se conduzia tanto para o mundo exterior quanto para fora de si mesmo.
Clássico (do latim classicus,"que pertence à primeira classe"),
A educação clássica, tem por finalidade, segundo Platão (428-348 a.C.), a "excelência", ou segundo Hugo de São Vítor (1096-1141 d.C.), a "sabedoria"; porém, para se alcançar isto se faz necessário ter presente dois princípios:
I. Fazer desde o início o que é importante, ou seja, "as primeiras coisas por primeiro".
II. A pessoa do educador que seja integralmente formado (verdadeiro, justo e virtuoso).
MÉTODO CLÁSSICO
1º PASSO- BUSCA DA VERDADE E DAS VIRTUDES;
Podemos encontrar verdades nas fábulas, máximas, anedotas morais, mitos e parábolas?
jovensdacruz.com.br/santo-tomas-de-aquino-e-a-vaca-no-alto-ceu/
https://permanencia.org.br/drupal/node/1261
2º PASSO- RECITAÇÃO E/OU MEMORIZAÇÃO;
3º PASSO- ANALISAR (com olhar do autor);
4º PASSO- CORRELACIONAR (TEMAS CORRELATOS)
PARA QUÊ?
Para formar seres humanos virtuosos, íntegros e cultos.
Mas afinal, quais os objetos interessam à Geografia?
Os objetos que interessam à Geografia não são apenas objetos móveis, mas também imóveis, tal uma cidade, uma barragem, uma estrada de rodagem, um porto, uma floresta, uma plantação, um lago, uma montanha. Tudo isso são objetos geográficos. Esses objetos geográficos são do domínio tanto do que se chama a Geografia Física como do domínio do que se chama a Geografia Humana e através da história desses objetos, isto é, da forma como foram produzidos e mudam, essa Geografia Física e essa Geografia Humana se encontram. (A Natureza do Espaço, Milton Santos, p. 46)

1) SENTIDO DO ESTUDO: POR QUE ESTUDAR? É IMPORTANTE, EM MEIO AS INCERTEZAS, UMA PERSPECTIVA DE ESPERANÇA PARA NÃO PARALISARMOS?
Viktor Frankl acredita que o ser humano precisa buscar o sentido do que realiza mais do que o desejo de poder de Adler (Frankl, 1990, 33) ou o desejo de prazer de Freud (Frankl, 1990, 12). O sentido deve ser o maior desejo do ser humano (Frankl, 1990, 12). Segundo Frankl seus doentes são, na maioria das vezes, confrontados com um vazio existencial mais do que frustrações sexuais ou de complexo de inferioridade.
“Na realidade, a existência humana sempre já vai além de si mesma, já está sempre indicando um sentido. Neste sentido o que importa à existência humana não é prazer ou poder, nem tampouco auto-realização, mas antes o cumprimento de sentido. Na logoterapia falamos de uma vontade de sentido” (Frankl, 1992, p. 61).
O homem só se torna completamente ele mesmo quando fica absorvido pela dedicação a uma tarefa, quando se esquece de si mesmo no serviço a uma causa, ou no amor a uma outra pessoa. “É como o olho, que só pode cumprir sua função de ver o mundo enquanto não vê a si próprio” (Frankl, 1991, 18).
Se o fundamento da aprendizagem for o poder, capacidade de impor aos outros nossa vontade, não corremos o risco de desanimarmos facilmente?
Se o fundamento da aprendizagem for o prazer, a busca por elogios e aplausos que alimentem nossa vaidade, não corremos o risco de desanimarmos facilmente?
No livro A Natureza do Espaço de Milton Santos, apresenta o pensamento de Whitehead:
“O sentido da atualidade, diz Whitehead (1938, p. 128), vem do valor que as coisas têm para ela mesmas, para os outros e para o todo." (A Natureza do Espaço, Milton Santos, p. 27)
Que valor tem para você a sociedade para encontrar na doação a ela o sentido do seu estudo? Que valor tem para você a família para encontrar no amor a ela o sentido do seu estudo?
Um dos objetivos da aplicação da Análise Existencial na educação é ensinar o aluno a saber escolher: o que é mais importante, o que é essencial, o que tem SENTIDO.
Viktor Frankl escreve:
“Vivemos numa sociedade da superabundância; esta superabundância não é somente de bens materiais, mas também de informações. Cada vez mais livros e revistas se empilham sobre as nossas escrivaninhas. Vivemos numa enxurrada de estímulos sensoriais, não somente sexuais. Se o ser humano quiser subsistir ante esta enxurrada de estímulos trazida pelos meios de comunicação de massa, ele precisa saber o que é e o que não é importante, o que é e o que não é essencial, em uma palavra: o que tem sentido e o que não tem” (Frankl, 1992b, p.70).
2) PERSPECTIVA DE FUTURO É IMPORTANTE? (ÊNFASE NO PROJETO DE VIDA)
Acredita Viktor Frankl que, quando buscamos a felicidade como meta, não podemos alcança-la. Quando simplesmente nos entregamos no trabalho, na escola, na família, no amor com uma perspectiva de futuro, mais chance teremos de superar os desafios. Penso, assim como Viktor Frankl, que a pessoa que tem mais chance de sobreviver sendo um prisioneiro de guerra é a que pensa o futuro, que quer ser livre novamente ou que deseja rever os entes queridos. Da mesma forma um aluno que estuda em função de um sentido a ser realizado, poderá ter mais êxito no seu processo de aprendizagem.
Este foi testemunho de Viktor Frankl:
“Evidentemente, o campo de concentração foi minha prova real de maturidade. Foi o experimentum crucis. As autênticas faculdades humanas ancestrais da autotranscedência e auto distanciamento foram verificados e convalidados em forma existencial nos campos de concentração. Maiores possibilidades de sobrevivência tinham aqueles que estavam orientados para o futuro, para um sentido cuja realização os esperava mais adiante. Em relação a mim mesmo, estou convencido que para a minha própria sobrevivência, foi um fator importante a decisão de reconstruir o manuscrito perdido” (Frankl, 2003b, 86-87).
A educação vai mais além do que a aprendizagem de conteúdo e definições conceituais. Pessoa bem formada não é simplesmente aquela dotada de conhecimentos, mas, sobretudo aquela que possui habilidades para conduzir sua própria existência:
“La educación se ve, em los escritos franklianos, como uma dinâmica de interlocución, como uma dinâmica dialogal no sólo entre los seres humanos sino consigo mismo y com los datos de la realidade circundante que nos interrogan y nos confrontan no sólo para ser sino para llegar a ser aquellos seres, a los que estamos llamados, por nuestro más íntimo ser. (Herrera, 2007, 437, Frankl por definición)
3) IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA- É IMPORTANTE FORMAR CONSCIÊNCIA PARA ACELERAR DECISÕES E AÇÕES? POR QUE ACELERAR DECISÕES? É IMPORTANTE PERCEBER E/OU APRENDER RÁPIDO?
Penso que deve existir relação entre o que o aluno aprende e o que o vive, relação entre a teoria e a prática. O aluno precisa formar sua consciência a fim de compreender melhor a sua realidade, a sua vida. E falando de vida, quantas vidas não bem vividas encontramos morando nas ruas de Porto Alegre, mas também nos escritórios, nas universidades, nas escolas... A consciência bem formada ajuda à mudança a partir de si mesmo. Diante da sensação de falta de sentido, mais do que só transmitir conhecimento, é necessário “aguçar a consciência” (Frankl, 2010, 87).
“(...) numa época em que as tradições e os valores universais que elas encerram se vão esboroando, educar significa, portanto, no fundo e em última instância – e até diria, mais do que nunca – formar a consciência pessoal” (Frankl, 1989, 30).
Falta responsabilidade da parte de alguns no processo de aprendizagem? Façamos da educação uma “educação para a responsabilidade” (Frankl, 2010, 88).
Nossas decisões, nossas escolhas (que devem ser buscadas com responsabilidade) são influenciadas por emoções, expectativas, equívocos, características de personalidade e conteúdos inconscientes.
Por mais que existam impulsos exteriores ao ser, é pessoal a decisão do que saber e da busca do para que saber.
Estudar é um ato de responsabilidade e amor para com as pessoas ao nosso redor. Estudar deve ser um ato de favor a sociedade. O médico, o professor, o engenheiro... que pouco estuda está descomprometido com a sociedade, podendo provocar erros até mesmo irreversíveis.
O aluno que não adquire hábitos de leitura e de estudos hoje, tem grande chance de ser o profissional medíocre e descomprometido com a sociedade amanhã.
Que os nossos objetivos sejam bons para que nossos atos sejam bons.
Um ato não é um comportamento qualquer, mas um comportamento orientado "no sentido de atingir fins ou objetivos" (E. Rogers, 1962, p. 301). (A Natureza do Espaço, Milton Santos, p. 50)
É necessário que o aluno saiba conhecer, tenha raciocínio lógico, compreensão e memória, no entanto é essencial aplicar, colocar na prática seus conhecimentos teóricos, ou seja “saber fazer”.
4) PARTILHAR EXPERIÊNCIAS AJUDA NA APRENDIZAGEM? FALAR DA VIDA (comparação positiva)
Memória podem ser implícitas (não consegue explicar), explícitas (consegue explicar) e biográficas (pico de emoção).
As nossas experiências nos ajudam a conhecer mais e a tomar decisões, pois aquilo que eu sou está associado com aquilo que faço.
Mesmo quando nossas experiências não foram tão positivas elas podem nos capacitar à medida que nos arrependemos. Podemos tirar lições dos nossos erros que nos levem a capacidade de fazer o certo, o correto.
Nossas experiências de vida partilhadas ajudam a melhor compreender o mundo em que vivemos.
“Por conseguinte, a missão que um homem tem que cumprir na vida, sempre na base da vida está presente, nunca, em princípio, sendo impossível de cumprir. Nestes termos, o que em geral interessa à análise existencial é fazer com que o homem experimente vivencialmente a responsabilidade pelo cumprimento da sua missão; quanto mais o homem apreender o caráter de missão que a vida tem, tanto mais lhe parecerá carregada de sentido a sua vida” (Frankl, 2003, 94).
Duarte faz referência a Thralls, na página 111 do livro Fundamentos da Cartografia:
“O professor não pode esquecer que para tornar real qualquer coisa além do ambiente imediato do aluno, é preciso animar-lhe a imaginação com imagens vivas, dinâmicas, cheia de impulsos emocionais que o levarão a pensar e agir.” (Thralls, 1967, p. 16)
COMO ESTUDAR?
Para um bom estudo e processo formativo de qualidade apresento...
5) TRÊS CONSELHOS DO PROFESSOR FABIO LIMEIRA (rotina):
- Não ser imediatista (Aprendizagem nem sempre é instantânea, requer tempo e determinação).
- Não cair na tentação dos números (Não baseie seus estudos na quantidade de colegas que se determine ao mesmo).
- Ler, assistir uma aula ou formação com quem terá que ensinar.
" Um douto dizia: Um bom modo de aprender é estudar: um melhor, é escutar, mas o melhor de todos é ensinar. Acontece muitas vezes diz, Santo Agostinho à piedosa Florentina, que, dando, se adquiriu um título para receber e que, ensinando, nos obrigamos a aprender" (S. Francisco de Sales, Filoteia, p. 23)
6) CINCO CONSELHOS DO C. HENRICO HENRIQUES (rotina):
- Marcar uma hora certa (responsabilidade, pontualidade, não pode ser a hora que sobra).
- Preparação (chegue antes, organize material, ambiente, mente, coração...).
- Atenção e reler trechos que mais te impressionarem (Aí é que entra a importância da anotação...)
https://guiadoestudante.abril.com.br/blog/dicas-estudo/fazer-anotacoes-durante-a-aula-e-uma-das-melhores-tecnicas-de-estudo/
- Criar afeto pelo assunto
- Resolução
7) FACULDADE DO RESUMO/ QUAL O TEMA CENTRAL? (fazer memória)
Naquele dia onde estava? Com quem? O que comeu? O que bebeu? O que vestiu?
Estudar para prova ou na prova pode gerar aprendizagem?
Certa vez escutei uma frase importante: "Quem sublinha tudo, não resume nada."
Duarte destaca o que ganhamos que podemos ter com a exposição “tabular” que pode ser acrescentado a ideia de múltiplos desenhos, “mapa mental”, organogramas...
“À medida que passamos da exposição descritiva para a tabular e desta para a gráfica, perdemos o poder do detalhe mas ganhamos na faculdade do resumo.” (Duarte 2008, p. 175)
Por isso é importante valer-se no estudo da Geografia do uso de organogramas, croquis e mapas que auxiliem na “alfabetização cartográfica”.
A mensagem escrita, falada, desenhada, cantada e partilhada é resultado de ideias segundo Duarte:
“A mensagem é resultante de uma associação de ideias a um ou mais estímulos físicos. A “ideia” é o pensamento a ser transmitido pelo remetente, conhecida também como “significado”. O “estímulo físico”, chamado de “significante”, os sons, as letras, imagens, gestos, palavras, etc. A ideia associada ao estímulo físico forma o que se entende por “signo”, que transmite a mensagem. Para que haja uma boa comunicação, o destinatário deve ser capaz de perceber os signos, captar os significantes e entender os significados.” (Duarte 2008, p. 172)
Em cada aula precisamos ter clareza: Qual o tema abordado? Quais são as ideias centrais? Quais as ideias secundárias? Qual a problematização do tema?
8) PERGUNTAR EM DETALHES: O MELHOR MÉTODO
(valorizar o outro)
A metodologia investigativa proporciona uma melhor interpretação, compreensão e reflexão sobre os assuntos.
Em sala de aula e/ou fora dela, aluno e professor precisam perguntar em detalhes (micro facetas de grandes perguntas), buscar bagagem de conteúdo e enriquecerem-se mutuamente com diversidade de fontes, linguagens (palavras escritas, faladas, gestos, gráficos, músicas...) e habilidades (comparar, classificar, analisar, sintetizar, localizar, deduzir, contextualizar...).
A neurociência mostra quais os métodos mais eficazes para aprender:
a) TEXTO E FALA (4% de capacidade de aprender, dependendo da qualidade das aulas e textos),
b) DESENHO (10% de capacidade de aprender, incluímos aqui mapas mentais, croquis... ),
c) MÚSICA E MOVIMENTO (50% de capacidade de aprender) e
d) SOCIALIZAÇÃO/ PARTILHA DO CONHECIMENTO (mais de 70% de capacidade de aprender).
Diante dos dados, o que acham de buscarmos os textos, as falas (vídeo-aulas...) e a elaboração dos desenhos (organogramas, mapas mentais...) antes das aulas presenciais ou "ao vivo" para "gastarmos mais tempo" com a música, com o movimento e com a partilha de conhecimento?
É importante para uma verdadeira partilha de conhecimento o diálogo não reducionista. Diálogo é um compromisso de amor que envolve agilizar atendimento, acompanhar permanentemente, criar rotina, controlar a participação, busca pelo aluno ausente, buscar olhares, encontrar o outro nas suas dúvidas, questionamentos, histórias de vidas...
Diálogo deve iniciar pela escuta.
Ouvimos o que o outro diz ou esperamos nossa vez para falar?
A Socialização ajuda a considerar os “saberes prévios” e inserir conhecimento na realidade próxima. Para socializar conhecimento é importante humildade e exposição, sem medo de errar.
9) Confiança
Falando em medo... Quantas pessoas desistem de "começar" por medo do resultado, por medo de não dar conta, por medo de não saber por onde começar. Que tal começar mesmo que no “andar da carruagem” você tenha que voltar e começar de novo?
Que tal começar como uma criança que não tem medo de dar os primeiros passos mesmo que caia?
Que tal começar com a simplicidade de uma criança que confia nos pais ou do agricultor que planta confiante no cair da chuva? Que tal começar com confiança e simplicidade?
10) Criatividade
Diante da crise, ser criativo ou buscar culpado?
As vezes no meio do caminho é preciso mudar de estrada para atingir o foco, não por incompetência, mas pelos desafios que exigem um bom "repertório."
É lamentável quando temos um planejamento rígido antes de conhecer cada aluno e escuta os seus questionamentos e dúvidas.
Criação e formação de pessoas (próxima e presente) dá trabalho, mas permite encontrar a dignidade humana.
Não podemos silenciar diante do que não está bem, no entanto é preciso falar muito mais pelo nosso exemplo para ter uma vida crível e imitável.
Educação precisa ser a vivência de "família" com firmeza (que passe estabilidade no educar) e acolhida aos que erram para dali tirar o bem a celebrar!
(Fabio Limeira)
Bom estudo!!!
Viktor Frankl acredita que o ser humano precisa buscar o sentido do que realiza mais do que o desejo de poder de Adler (Frankl, 1990, 33) ou o desejo de prazer de Freud (Frankl, 1990, 12). O sentido deve ser o maior desejo do ser humano (Frankl, 1990, 12). Segundo Frankl seus doentes são, na maioria das vezes, confrontados com um vazio existencial mais do que frustrações sexuais ou de complexo de inferioridade.
“Na realidade, a existência humana sempre já vai além de si mesma, já está sempre indicando um sentido. Neste sentido o que importa à existência humana não é prazer ou poder, nem tampouco auto-realização, mas antes o cumprimento de sentido. Na logoterapia falamos de uma vontade de sentido” (Frankl, 1992, p. 61).
O homem só se torna completamente ele mesmo quando fica absorvido pela dedicação a uma tarefa, quando se esquece de si mesmo no serviço a uma causa, ou no amor a uma outra pessoa. “É como o olho, que só pode cumprir sua função de ver o mundo enquanto não vê a si próprio” (Frankl, 1991, 18).
Se o fundamento da aprendizagem for o poder, capacidade de impor aos outros nossa vontade, não corremos o risco de desanimarmos facilmente?
Se o fundamento da aprendizagem for o prazer, a busca por elogios e aplausos que alimentem nossa vaidade, não corremos o risco de desanimarmos facilmente?
No livro A Natureza do Espaço de Milton Santos, apresenta o pensamento de Whitehead:
“O sentido da atualidade, diz Whitehead (1938, p. 128), vem do valor que as coisas têm para ela mesmas, para os outros e para o todo." (A Natureza do Espaço, Milton Santos, p. 27)
Que valor tem para você a sociedade para encontrar na doação a ela o sentido do seu estudo? Que valor tem para você a família para encontrar no amor a ela o sentido do seu estudo?
Um dos objetivos da aplicação da Análise Existencial na educação é ensinar o aluno a saber escolher: o que é mais importante, o que é essencial, o que tem SENTIDO.
Viktor Frankl escreve:
“Vivemos numa sociedade da superabundância; esta superabundância não é somente de bens materiais, mas também de informações. Cada vez mais livros e revistas se empilham sobre as nossas escrivaninhas. Vivemos numa enxurrada de estímulos sensoriais, não somente sexuais. Se o ser humano quiser subsistir ante esta enxurrada de estímulos trazida pelos meios de comunicação de massa, ele precisa saber o que é e o que não é importante, o que é e o que não é essencial, em uma palavra: o que tem sentido e o que não tem” (Frankl, 1992b, p.70).
2) PERSPECTIVA DE FUTURO É IMPORTANTE? (ÊNFASE NO PROJETO DE VIDA)
Acredita Viktor Frankl que, quando buscamos a felicidade como meta, não podemos alcança-la. Quando simplesmente nos entregamos no trabalho, na escola, na família, no amor com uma perspectiva de futuro, mais chance teremos de superar os desafios. Penso, assim como Viktor Frankl, que a pessoa que tem mais chance de sobreviver sendo um prisioneiro de guerra é a que pensa o futuro, que quer ser livre novamente ou que deseja rever os entes queridos. Da mesma forma um aluno que estuda em função de um sentido a ser realizado, poderá ter mais êxito no seu processo de aprendizagem.
Este foi testemunho de Viktor Frankl:
“Evidentemente, o campo de concentração foi minha prova real de maturidade. Foi o experimentum crucis. As autênticas faculdades humanas ancestrais da autotranscedência e auto distanciamento foram verificados e convalidados em forma existencial nos campos de concentração. Maiores possibilidades de sobrevivência tinham aqueles que estavam orientados para o futuro, para um sentido cuja realização os esperava mais adiante. Em relação a mim mesmo, estou convencido que para a minha própria sobrevivência, foi um fator importante a decisão de reconstruir o manuscrito perdido” (Frankl, 2003b, 86-87).
A educação vai mais além do que a aprendizagem de conteúdo e definições conceituais. Pessoa bem formada não é simplesmente aquela dotada de conhecimentos, mas, sobretudo aquela que possui habilidades para conduzir sua própria existência:
“La educación se ve, em los escritos franklianos, como uma dinâmica de interlocución, como uma dinâmica dialogal no sólo entre los seres humanos sino consigo mismo y com los datos de la realidade circundante que nos interrogan y nos confrontan no sólo para ser sino para llegar a ser aquellos seres, a los que estamos llamados, por nuestro más íntimo ser. (Herrera, 2007, 437, Frankl por definición)
3) IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA- É IMPORTANTE FORMAR CONSCIÊNCIA PARA ACELERAR DECISÕES E AÇÕES? POR QUE ACELERAR DECISÕES? É IMPORTANTE PERCEBER E/OU APRENDER RÁPIDO?
Penso que deve existir relação entre o que o aluno aprende e o que o vive, relação entre a teoria e a prática. O aluno precisa formar sua consciência a fim de compreender melhor a sua realidade, a sua vida. E falando de vida, quantas vidas não bem vividas encontramos morando nas ruas de Porto Alegre, mas também nos escritórios, nas universidades, nas escolas... A consciência bem formada ajuda à mudança a partir de si mesmo. Diante da sensação de falta de sentido, mais do que só transmitir conhecimento, é necessário “aguçar a consciência” (Frankl, 2010, 87).
“(...) numa época em que as tradições e os valores universais que elas encerram se vão esboroando, educar significa, portanto, no fundo e em última instância – e até diria, mais do que nunca – formar a consciência pessoal” (Frankl, 1989, 30).
Falta responsabilidade da parte de alguns no processo de aprendizagem? Façamos da educação uma “educação para a responsabilidade” (Frankl, 2010, 88).
Nossas decisões, nossas escolhas (que devem ser buscadas com responsabilidade) são influenciadas por emoções, expectativas, equívocos, características de personalidade e conteúdos inconscientes.
Por mais que existam impulsos exteriores ao ser, é pessoal a decisão do que saber e da busca do para que saber.
Estudar é um ato de responsabilidade e amor para com as pessoas ao nosso redor. Estudar deve ser um ato de favor a sociedade. O médico, o professor, o engenheiro... que pouco estuda está descomprometido com a sociedade, podendo provocar erros até mesmo irreversíveis.
O aluno que não adquire hábitos de leitura e de estudos hoje, tem grande chance de ser o profissional medíocre e descomprometido com a sociedade amanhã.
Que os nossos objetivos sejam bons para que nossos atos sejam bons.
Um ato não é um comportamento qualquer, mas um comportamento orientado "no sentido de atingir fins ou objetivos" (E. Rogers, 1962, p. 301). (A Natureza do Espaço, Milton Santos, p. 50)
É necessário que o aluno saiba conhecer, tenha raciocínio lógico, compreensão e memória, no entanto é essencial aplicar, colocar na prática seus conhecimentos teóricos, ou seja “saber fazer”.
4) PARTILHAR EXPERIÊNCIAS AJUDA NA APRENDIZAGEM? FALAR DA VIDA (comparação positiva)
Memória podem ser implícitas (não consegue explicar), explícitas (consegue explicar) e biográficas (pico de emoção).
As nossas experiências nos ajudam a conhecer mais e a tomar decisões, pois aquilo que eu sou está associado com aquilo que faço.
Mesmo quando nossas experiências não foram tão positivas elas podem nos capacitar à medida que nos arrependemos. Podemos tirar lições dos nossos erros que nos levem a capacidade de fazer o certo, o correto.
Nossas experiências de vida partilhadas ajudam a melhor compreender o mundo em que vivemos.
“Por conseguinte, a missão que um homem tem que cumprir na vida, sempre na base da vida está presente, nunca, em princípio, sendo impossível de cumprir. Nestes termos, o que em geral interessa à análise existencial é fazer com que o homem experimente vivencialmente a responsabilidade pelo cumprimento da sua missão; quanto mais o homem apreender o caráter de missão que a vida tem, tanto mais lhe parecerá carregada de sentido a sua vida” (Frankl, 2003, 94).
Duarte faz referência a Thralls, na página 111 do livro Fundamentos da Cartografia:
“O professor não pode esquecer que para tornar real qualquer coisa além do ambiente imediato do aluno, é preciso animar-lhe a imaginação com imagens vivas, dinâmicas, cheia de impulsos emocionais que o levarão a pensar e agir.” (Thralls, 1967, p. 16)
COMO ESTUDAR?
Para um bom estudo e processo formativo de qualidade apresento...
5) TRÊS CONSELHOS DO PROFESSOR FABIO LIMEIRA (rotina):
- Não ser imediatista (Aprendizagem nem sempre é instantânea, requer tempo e determinação).
- Não cair na tentação dos números (Não baseie seus estudos na quantidade de colegas que se determine ao mesmo).
- Ler, assistir uma aula ou formação com quem terá que ensinar.
" Um douto dizia: Um bom modo de aprender é estudar: um melhor, é escutar, mas o melhor de todos é ensinar. Acontece muitas vezes diz, Santo Agostinho à piedosa Florentina, que, dando, se adquiriu um título para receber e que, ensinando, nos obrigamos a aprender" (S. Francisco de Sales, Filoteia, p. 23)
6) CINCO CONSELHOS DO C. HENRICO HENRIQUES (rotina):
- Marcar uma hora certa (responsabilidade, pontualidade, não pode ser a hora que sobra).
- Preparação (chegue antes, organize material, ambiente, mente, coração...).
- Atenção e reler trechos que mais te impressionarem (Aí é que entra a importância da anotação...)
https://guiadoestudante.abril.com.br/blog/dicas-estudo/fazer-anotacoes-durante-a-aula-e-uma-das-melhores-tecnicas-de-estudo/
- Criar afeto pelo assunto
- Resolução
7) FACULDADE DO RESUMO/ QUAL O TEMA CENTRAL? (fazer memória)
Naquele dia onde estava? Com quem? O que comeu? O que bebeu? O que vestiu?
Estudar para prova ou na prova pode gerar aprendizagem?
Certa vez escutei uma frase importante: "Quem sublinha tudo, não resume nada."
Duarte destaca o que ganhamos que podemos ter com a exposição “tabular” que pode ser acrescentado a ideia de múltiplos desenhos, “mapa mental”, organogramas...
“À medida que passamos da exposição descritiva para a tabular e desta para a gráfica, perdemos o poder do detalhe mas ganhamos na faculdade do resumo.” (Duarte 2008, p. 175)
Por isso é importante valer-se no estudo da Geografia do uso de organogramas, croquis e mapas que auxiliem na “alfabetização cartográfica”.
A mensagem escrita, falada, desenhada, cantada e partilhada é resultado de ideias segundo Duarte:
“A mensagem é resultante de uma associação de ideias a um ou mais estímulos físicos. A “ideia” é o pensamento a ser transmitido pelo remetente, conhecida também como “significado”. O “estímulo físico”, chamado de “significante”, os sons, as letras, imagens, gestos, palavras, etc. A ideia associada ao estímulo físico forma o que se entende por “signo”, que transmite a mensagem. Para que haja uma boa comunicação, o destinatário deve ser capaz de perceber os signos, captar os significantes e entender os significados.” (Duarte 2008, p. 172)
Em cada aula precisamos ter clareza: Qual o tema abordado? Quais são as ideias centrais? Quais as ideias secundárias? Qual a problematização do tema?
8) PERGUNTAR EM DETALHES: O MELHOR MÉTODO
(valorizar o outro)
A metodologia investigativa proporciona uma melhor interpretação, compreensão e reflexão sobre os assuntos.
Em sala de aula e/ou fora dela, aluno e professor precisam perguntar em detalhes (micro facetas de grandes perguntas), buscar bagagem de conteúdo e enriquecerem-se mutuamente com diversidade de fontes, linguagens (palavras escritas, faladas, gestos, gráficos, músicas...) e habilidades (comparar, classificar, analisar, sintetizar, localizar, deduzir, contextualizar...).
A neurociência mostra quais os métodos mais eficazes para aprender:
a) TEXTO E FALA (4% de capacidade de aprender, dependendo da qualidade das aulas e textos),
b) DESENHO (10% de capacidade de aprender, incluímos aqui mapas mentais, croquis... ),
c) MÚSICA E MOVIMENTO (50% de capacidade de aprender) e
d) SOCIALIZAÇÃO/ PARTILHA DO CONHECIMENTO (mais de 70% de capacidade de aprender).
Diante dos dados, o que acham de buscarmos os textos, as falas (vídeo-aulas...) e a elaboração dos desenhos (organogramas, mapas mentais...) antes das aulas presenciais ou "ao vivo" para "gastarmos mais tempo" com a música, com o movimento e com a partilha de conhecimento?
É importante para uma verdadeira partilha de conhecimento o diálogo não reducionista. Diálogo é um compromisso de amor que envolve agilizar atendimento, acompanhar permanentemente, criar rotina, controlar a participação, busca pelo aluno ausente, buscar olhares, encontrar o outro nas suas dúvidas, questionamentos, histórias de vidas...
Diálogo deve iniciar pela escuta.
Ouvimos o que o outro diz ou esperamos nossa vez para falar?
A Socialização ajuda a considerar os “saberes prévios” e inserir conhecimento na realidade próxima. Para socializar conhecimento é importante humildade e exposição, sem medo de errar.
9) Confiança
Falando em medo... Quantas pessoas desistem de "começar" por medo do resultado, por medo de não dar conta, por medo de não saber por onde começar. Que tal começar mesmo que no “andar da carruagem” você tenha que voltar e começar de novo?
Que tal começar como uma criança que não tem medo de dar os primeiros passos mesmo que caia?
Que tal começar com a simplicidade de uma criança que confia nos pais ou do agricultor que planta confiante no cair da chuva? Que tal começar com confiança e simplicidade?
10) Criatividade
Diante da crise, ser criativo ou buscar culpado?
As vezes no meio do caminho é preciso mudar de estrada para atingir o foco, não por incompetência, mas pelos desafios que exigem um bom "repertório."
É lamentável quando temos um planejamento rígido antes de conhecer cada aluno e escuta os seus questionamentos e dúvidas.
Criação e formação de pessoas (próxima e presente) dá trabalho, mas permite encontrar a dignidade humana.
Não podemos silenciar diante do que não está bem, no entanto é preciso falar muito mais pelo nosso exemplo para ter uma vida crível e imitável.
Educação precisa ser a vivência de "família" com firmeza (que passe estabilidade no educar) e acolhida aos que erram para dali tirar o bem a celebrar!
(Fabio Limeira)
Bom estudo!!!