Economia
A) Capitalismo: https://www.youtube.com/watch?v=UzKK-RANG2U&t=18s
http://www.fabiolimeira.pro.br/muacutesicas (música 20)
B) Globalização: https://www.youtube.com/watch?v=UNjXBEp8w5s
C) Sistemas Financeiros e Organizações: https://www.youtube.com/watch?v=Q40KuYM-TOU
D) Tipos de Blocos Econômicos: https://www.youtube.com/watch?v=B1n6c8M8rOc
E) Mercosul: https://www.youtube.com/watch?v=YI5eREGFFGM)
http://www.fabiolimeira.pro.br/muacutesicas (Múisica 39)
F) UE:
https://www.youtube.com/watch?v=DuIJt_Ul4Ak https://soundcloud.com/fabio-limeira/uniao-europeia
http://www.fabiolimeira.pro.br/muacutesicas (Múisica 40)
G) LOCALIZANDO A UE: https://www.youtube.com/watch?v=TZtgzTxd2hw&t=128s
H) Comércio Global: https://www.youtube.com/watch?v=Ic6CGt1BFvE
1)*Etapas do Capitalismo
https://www.youtube.com/watch?v=UzKK-RANG2U
Quais as quatro etapas do capitalismo? (cap 28, p. 9)
Quais os países que se destacam em cada etapa?
Quais as principais doutrinas capitalistas?
Quais são as suas diferenças?
O Colonialismo foi mais presente durante qual etapa do capitalismo?
A Interiorização da África foi mais presente durante qual etapa do capitalismo?
O Imperialismo foi mais presente durante qual etapa do capitalismo?
A Globalização foi mais presente durante qual etapa do capitalismo?
2) Globalização
https://www.youtube.com/watch?v=UNjXBEp8w5s&t=30s
Complete as lacunas com as palavras DIMINUI ou AUMENTA referentes as características do fenômeno da Globalização:
a)_____ espalhamento mundial da indústria,
b) _____ o controle do Estado sobre os fluxo de capitais oriundos de taxações e impostos,
c)______ a abertura econômica e vulnerabilidade econômica,
d)______ a mundialização de políticas públicas para pobreza e desenvolvimento,
e)______ o espaço de integração cultural. Interdependência crescente entre regiões e lugares,
f)______ a demanda por informações “real-time,
g)______ disputa inter-regional por capital,
h)____ as crises econômicas principalmente na segunda metade da década de 1990 em diante (México- 1995, Ásia- 1997, Rússia-1998, Brasil- 1999, Argentina- 2001).
i)_____ Segregação Social, apropriação irregular, franja urbana,
j)_____ Mimetisedade Cultural (sociedade imita os padrões culturais de outra),
k)____ com a globalização as rotinas rigorosas de trabalho,
l)______a profusão de níveis hierárquicos,
m)____ o uso de tecnologia e novas técnicas de gerenciais,
n)______encurtamento dos níveis hierárquicos,
o)______produção flexível,
p)______trabalho em equipe,
q)______incentivo a inovação e a criatividade.
Fabrica Global
Aldeia Global
3) Sistema Financeiro
https://www.youtube.com/watch?v=Q40KuYM-TOU
Capital __________ é gerado por meio de produção.
Capital __________ é o que é investido visando a obtenção de lucro a curto prazo. Não oferece ganho para a economia. Seus lucros não são gerados por meio de produção. Exemplo: câmbio e bolsa de valores.
Bolsa de Valores é ________________________________.
Paraíso fiscais são __________________________________________.
________________________________________________________________.
O Fundo Monetário Internacional foi criado na conferência de ____________
e tem por objetivo: _________________________________________________________.
O que é a Conferência de Bretton Woods (1944)?
FMI?
Banco Mundial?
Qual a diferença de BRID (Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento) e AID (Associação Internacional de Desenvolvimento)?
O que foi a Conferência de Marrakech (1994)?
O que é OMC?
Conferência de Bretton Woods (1944):
- FMI (Estabilidade/ Taxa)
- Banco Mundial (Empresta) formado por:
BRID (Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento) e
AID (Associação Internacional de Desenvolvimento)
- GATT (Regula)
GATT foi subistituida pela OMC na Conferência de Marrakech (1994)
ONU
Conselho de Segurança?
http://www.fabiolimeira.pro.br/muacutesicas (Música 22)
O que é G7 e G20?
http://www.fabiolimeira.pro.br/muacutesicas (Música 23)
O que é BRICS?
Rússia e CEI http://www.fabiolimeira.pro.br/muacutesicas (Múisica 41)
China
Índia
África do Sul
Foto de Victória Correa
4) Comércio Global e Regionalização
COMÉRCIO GLOBAL: https://www.youtube.com/watch?v=Ic6CGt1BFvE
IDH: https://www.youtube.com/watch?v=7Jxh3Wx2p0g&t=182s
ATIVIDADE: CONSTRUIR UM MAPA MENTAL SOBRE O COMÉRCIO GLOBAL.
4) Comércio Global e Regionalização
COMÉRCIO GLOBAL: https://www.youtube.com/watch?v=Ic6CGt1BFvE
IDH: https://www.youtube.com/watch?v=7Jxh3Wx2p0g&t=182s
ATIVIDADE: CONSTRUIR UM MAPA MENTAL SOBRE O COMÉRCIO GLOBAL.
Música sobre IDH (n° 35)- (grau de 0-1)- http://www.fabiolimeira.pro.br/muacutesicas
Brasil- elevado IDH (acima de 0,700)
5) Brasil no Comércio Mundial
Comércio Multidirecional
- Primeiro centenário da independência (1920):
Importação:
INDÚSTRIA DE BENS DE CAPITAL (máquinas e equipamentos),
PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS E AGRÍCOLAS.
Exportação:
CAFÉ (referência da economia no exterior)
- Industrialização do Brasil (GV) 1930:
CRESCIMENTO DO MERCADO INTERNO;
SUBSTITUIÇÃO DAS IMPORTAÇÕES;
CRESCIMENTO DA INDÚSTRIA DE BASE;
KEYNESIANO.
- Segunda metade do séc. XX:
NOVOS MERCADOS;
DESCENTRALIZAÇÃO;
INTERNACIONALIZAÇÃO;
INDÚSTRIA DE BENS DE CONSUMO DURÁVEIS (automobilística).
Década de 1990:
MERCOSUL (1991);
TARIFAS ALFANDEGÁRIAS REDUZIDAS;
POLÍTICA NEOLIBERAL.
- Séc. XXI:
CHINA (principal parceiro);
BRICS (relações econômicas ampliadas);
AGRONEGÓCIO (projeta o país - soja);
AUMENTO NA PARTICIPAÇÃO DO MERCADO.
EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS: SOJA, MINÉRIO DE FERRO E PETRÓLEO. (Positivo- vol. 11- 3° ano do Ensino Médio p. 49)
EXPORTAÇÕES CHINESAS: MÁQUINAS E APARELHOS ELÉTRICOS, APARELHOS MECÂNICOS E PRODUTOS QUÍMICOS.
6) Música de Blocos Econômicos (n° 37, 39 e 40)
Brasil- elevado IDH (acima de 0,700)
5) Brasil no Comércio Mundial
Comércio Multidirecional
- Primeiro centenário da independência (1920):
Importação:
INDÚSTRIA DE BENS DE CAPITAL (máquinas e equipamentos),
PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS E AGRÍCOLAS.
Exportação:
CAFÉ (referência da economia no exterior)
- Industrialização do Brasil (GV) 1930:
CRESCIMENTO DO MERCADO INTERNO;
SUBSTITUIÇÃO DAS IMPORTAÇÕES;
CRESCIMENTO DA INDÚSTRIA DE BASE;
KEYNESIANO.
- Segunda metade do séc. XX:
NOVOS MERCADOS;
DESCENTRALIZAÇÃO;
INTERNACIONALIZAÇÃO;
INDÚSTRIA DE BENS DE CONSUMO DURÁVEIS (automobilística).
Década de 1990:
MERCOSUL (1991);
TARIFAS ALFANDEGÁRIAS REDUZIDAS;
POLÍTICA NEOLIBERAL.
- Séc. XXI:
CHINA (principal parceiro);
BRICS (relações econômicas ampliadas);
AGRONEGÓCIO (projeta o país - soja);
AUMENTO NA PARTICIPAÇÃO DO MERCADO.
EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS: SOJA, MINÉRIO DE FERRO E PETRÓLEO. (Positivo- vol. 11- 3° ano do Ensino Médio p. 49)
EXPORTAÇÕES CHINESAS: MÁQUINAS E APARELHOS ELÉTRICOS, APARELHOS MECÂNICOS E PRODUTOS QUÍMICOS.
6) Música de Blocos Econômicos (n° 37, 39 e 40)
Música de Blocos Econômicos (n° 37, 39 e 40)
37) Etapas Tipológicas
https://www.youtube.com/watch?v=B1n6c8M8rOc&t=76s
APEC ALCA
/ZL UA MC UM/ (2x)
G Em
- Zona de Livre Comércio: Nafta, CAN,
G Em
SADC, União Euroasiática, UNASUL, TPP e Asean.
D
União Aduaneira: Mercosul que zoeira.
D
União Monetária não esqueça não,
C G
União Europeia tem exceção.
G
/ZL UA MC UM/ (2x)
G Em
- Fim das Tarifas Alfandegárias, Tarifa Externa Comum,
C G
De pessoas e serviços, livre circulação
D C G
Moeda comum e Monetária União
39) Países do Mercosul (Sede administrativa- Montevidéu)
https://www.youtube.com/watch?v=YI5eREGFFGM
Em
Membros (A Bra U Pa)2x (1991- Tratado de Assunção) (1994- Estruturado no Tratado de Ouro Preto) ( 1995- Entra em vigor- ZLC e UA)
D
Associados - Bo Chi (1996) Pe (2003) Co V E(2004),
C D
Declaração de Cuzco- Comunidade Sul Americana
para você.
Em
Rebatizada UNASUL (2007)
D
Também tem Suriname e Guiana (2013)
C D Em
Como associados do Mercosul
Em
Observadores - Nova Zelândia (2010) e México (2006)
D C Em
Israel e Egito- Zona Livre Comércio
(2004- Protocolo de Olivos- criou o Tribunal Arbitral Permanente do Mercosul com sede em Assunção)
(2012 a Venezuela se torna membro efetivo do Mercosul e em 2016 fica suspensa por "rupturra da ordem democrática")
(2017- Bolívia manifesta o desejo de ser membro efetivo)
União das Nações Sul Americanas
Em C D Em
UNASUL (2x)- associados e membros do Mercosul
D C Em
Porém observadores são Panamá e México
Iniciativa para Integração Regional Sul-Americana
Em C D Em
IIRSA (2x) países da América do Sul...
Associação Latino Americana de Integração
Em C D Em
ALADI- A PaPe Ve MEU BB ChiCo e também tem Cuba
40) União Europeia G D/F# Em C
https://www.youtube.com/watch?v=DuIJt_Ul4Ak
Benelux (41) (FTD, cap. 29, p. 7)
Ceca (51) (FTD, cap. 29, p. 7)
Euro- Moeda Comum (2002) (FTD, cap. 29, p. 7)
6- F A I B HO Luxemburgo - CEE (57) (Tratado de Roma)
9- Ir Di, não mais Reino Unido (73)
12- Portugal, Espanha e Grécia (80)
Formam União Europeia (93) (Tratado de Maastricht)
15- Finlândia, Áustria e Suécia (95)
25- Chipre, Malta e Estônia (2004)
25- Lituânia e Letônia (2004)
25- Hungria, Theca e Polônia (2004)
25-Eslováquia, Eslovênia (2004)
27- Bulgária e Romênia (2007)
28- Croácia (2013)
BREXIT (referendo 2016)- Com a saída do Reino Unido (51,9% sair) retorna a 27 países membros.
(Inglaterra 53,2% sair, País de Gales 51,7% sair, Escócia 38% sair e Irlanda do Norte 44,3% sair)
(FTD, cap. 29, p. 10 e 11)
Crise econômica do (2008)- PIIGS (FTD, cap. 29, p. 15)
Obs.: Membros signatários do Espaço Schengen (Estados-Membros da UE e Estados Associados que aboliram o controle de Fronteiras internas e aplicam totalidade do acervo Schengen em matéria de emissão de vistos para estadas com uma duração que não ultrapasse os três meses): São Islândia, Noruega e Suíça e mais os países da União Europeia com exceção do Reino Unido (saindo da União Europeia), Irlanda, Croácia, Bulgária e Romênia.
Parlamento Europeu: Funções legislativas e orçamentárias.
Comissão Europeia: Propor novas leis e gerenciá-las.
Banco Central: Garantir que o Euro seja uma moeda estável e segura.
Tribunal de Justiça: Formado por um juíz de cada país membro.

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O que é o evento Brexit?
(Positivo- 3° ano do Ensino Médio)
O que foi a Doutrina Monroe (1823)?
O que foi a Iniciativa para as Américas de George Bush (1990)?
O que foi a Cúpula das Américas (1994)?
(Positivo- 3° ano do Ensino Médio)
O que foi a Doutrina Monroe (1823)?
O que foi a Iniciativa para as Américas de George Bush (1990)?
O que foi a Cúpula das Américas (1994)?
7) Conceitos Econômicos (Positivo- vol. 11- 3° ano do Ensino Médio p. 29)
Conceitos de Geografia Econômica
(Positivo 3º ano do Ensino Médio)
Relacione as colunas:
1- Holding
2- Monopólio
3- Trust Vertical
( ) Controle administrativo (político empresarial).
( ) Controle econômico.
( ) Controla todas as etapas de produção de um setor.
1- Trust horizontal
2- Conglomerado
3- Cartel
( ) Aglomeração ou fusão de empresas.
( ) Uma empresa compra outras.
( ) Empresas independentes que se reúnem para controlar os preços.
O Índice de Gini mede a _________________________ de um país.
Relacione as colunas: (Positivo 3º ano do Ensino Médio)
1- Setor produtivo
2- Setor comercial
3- Setor financeiro
( ) Empresas que realizam a distribuição de bens e de serviços.
( ) Tem função de realizar empréstimos.
( ) Empresas que realizam venda de produtos.
( ) Fornecem recursos para outras empresas ou estabelecimentos
( ) Empresas que realizam a produção de bens.
( ) Empresas que realizam troca de produtos.
8) AGRICULTURA
http://www.fabiolimeira.pro.br/muacutesicas (Música 26)
A) FATORES AGRÍCOLAS E CONCEITOS- https://youtu.be/47ulI5YEA3s
B) SISTEMAS AGRÍCOLAS- https://youtu.be/wJpO7eM05WU
C) PERSONAGENS DO CAMPO- https://youtu.be/-s_TCVknz7E
D) AGRICULTURA E PECUÁRIA NO BRASIL- https://www.youtube.com/watch?v=RKDfsWUqr20 -
Regiões do Brasil (Geografia Econômica):https://www.youtube.com/watch?v=H2rHDoWyAhQ&t=132s
- Exercícios do Positivo: https://www.youtube.com/watch?v=_jD-glo35gM&t=359s
Questões gerais de agricultura: https://www.youtube.com/watch?v=Bp_qfg96bFQ&t=879s
Questões de Agricultura do Brasil: https://www.youtube.com/watch?v=YPmtlrvh9Pw
Questões do livro do professor Fabio Limeira: https://www.youtube.com/watch?v=SDGmpk2isXc
ATIVIDADE: CONSTRUIR UM GLOSSÁRIO CRIATIVO
https://www.youtube.com/watch?v=47ulI5YEA3s
Quais são os três fatores agrícolas indispensáveis em qualquer sistema agrícola?
Brasil
1964- Módulo Rural: Latifúndio por dimensão e Latifúndio por exploração, Minifúndio e Empresa Rural
1979- Módulo Fiscal: Minifúndio, Pequena Propriedade, Média Propriedade e
Grande Propriedade
O que foi a Revolução Verde e a Revolução Transgênica?
Qual a diferença entre agricultura familiar e patronal?
Qual a diferença entre agricultura agroecológica e agroflorestal?
O que é dry farming?
Sistemas Agrícolas: https://www.youtube.com/watch?v=wJpO7eM05WU&t=60s
Plantation - Minifúndio ou latifúndio? Mercado interno ou externo? Monocultura ou policultura? Rotação de cultura ou rotação de terra? Predominância de cultivos tropicais ou temperados? Mão de obra cara ou barata? Utiliza recursos técnicos?
Roça ou Itinerante- O que é coivara? Rotação de terra ou rotação de cultura? Mão de obra qualificada ou não qualificada? Utiliza-se manipulação genética?
Jardinagem- O que é terraceamento e para que serve? Utiliza-se de máquinas? Onde encontra-se?
Intensivo- Onde encontra-se? Minifúndio ou latifúndio? Mercado interno ou externo? Monocultura ou policultura? Predominância de cultivos tropicais ou temperados? Mão de obra cara ou barata? Utiliza recursos técnicos? Caracteriza-se pela rotação de terra ou rotação de cultura?
Belts- Onde encontra-se? Minifúndio ou latifúndio? Mercado interno ou externo? Monocultura ou policultura? Predominância de cultivos tropicais ou temperados? Mão de obra cara ou barata? Utiliza recursos técnicos? Usa agrotóxicos e fertilizantes?
Possui grande produtividade, porém a participação dessa atividade na composição do país de origem é pequena, com só 2%.
Suas principais culturas são trigo, milho, algodão, soja, frutas e gado.
Foto de Maria Isabel dos Santos
O que é hidroponia- sem solo, sem substrato, arranca com raízes, verduras... (Positivo, Vol. 6, p. 15) e (FTD, cap 19, p. 14)?
O que é silvicultura- plantar e explorar árvores exóticas, desertos verdes (pínus e eucalipto) (Positivo, Vol. 6, p. 19)?
O que são kibutz- Fazendas estatais em Israel. (Positivo, Vol. 6, p. 33)?
O que é pôlder?- Japão, Holanda...
O que são cinturões verdes (FTD, cap 19, p. 28)? Nordeste dos EUA
O que são boias-frias, jagunço, peonagem, posseiro, grileiro (FTD, cap. 21, p. 17), meeiro, parceiro, arrendatário?
https://www.youtube.com/watch?v=-s_TCVknz7E
O que é silvicultura- plantar e explorar árvores exóticas, desertos verdes (pínus e eucalipto) (Positivo, Vol. 6, p. 19)?
O que são kibutz- Fazendas estatais em Israel. (Positivo, Vol. 6, p. 33)?
O que é pôlder?- Japão, Holanda...
O que são cinturões verdes (FTD, cap 19, p. 28)? Nordeste dos EUA
O que são boias-frias, jagunço, peonagem, posseiro, grileiro (FTD, cap. 21, p. 17), meeiro, parceiro, arrendatário?
https://www.youtube.com/watch?v=-s_TCVknz7E
Foto de Felipe Borges
Fotos de Renan Dimer
Foto de Gabriel Bueno
9) URBANIZAÇÃO:
Breve: https://youtu.be/IKW1nVo-OJE
Longa e participativa: https://www.youtube.com/watch?v=zLQuPi9LsSI
Crescimento Urbano e Urbanização: https://www.youtube.com/watch?v=B_PJf-om0U8
Regiões do Brasil (Geografia Humana): https://www.youtube.com/watch?v=XcpREYuErd0
Metrópoles do Brasil: https://www.youtube.com/watch?v=33SrXdIXy5Q
Mudanças do Processo Urbano
ATIVIDADE: CONSTRUIR UM GLOSSÁRIO CRIATIVO
A industrialização influenciou o processo de urbanização.
Relaciona as colunas:
0- As cidades antes da Primeira Revolução Industrial
1- As cidades durante a Primeira Revolução Industrial
2- As cidades durante a Segunda Revolução Industrial
3- As cidades após a Terceira Revolução Industrial
( ) Localizadas próximo as áreas mineradoras. (Poliedro, p. 52- 8° ano)
( ) Rodovias interligando diferentes centros urbanos
( ) Forte expansão do sistema de transporte. (Poliedro, p. 52- 8° ano)
( ) Minoria da população estava na cidade.
( ) Clara divisão territorial do trabalho. (Poliedro, p. 50- 8° ano)
( ) As cidades mais parecem com grande conjunto de alojamento entremeados por fábricas. (Poliedro, p. 52- 8° ano)
( ) Formação de aglomerações urbanas.
( ) Fechamento de muitas fábricas nas grandes cidades.
( ) Surgimento do fenômeno da Conurbação.
( ) Presença de cidades inteligentes ou criativas.
( ) Caracterizadas pela descentralização das grande aglomerações urbana.
( ) Gentrificação.
( ) Desmetropolização.
( ) Surgimento de subúrbios.
( ) Novas centralidades urbanas.
( ) Degradação de antigos centros podendo gerar áreas como a cracolândia em São Paulo.
( ) Internacionalização da produção industrial.
( ) Fechamento de fábricas em cidades tradicionalmente industriais.
Resposta: 1,2,2,0,0,1,2,3,2,3,3,3,3,2,3,3,3,3.
http://www.fabiolimeira.pro.br/muacutesicas (Música 29)
Música (Música composta em sala de aula junto com a turma 201- 2018 INEDI):
União das cidades pode ser área metropolitana
megalópole ou conurbação.
Conurbação é horizontal união.
Se for união socioeconômica é área metropolitana.
União de metrópoles é megalópole.
Proliferação de edifícios, verticalização.
UNIÃO DAS CIDADES - ÁREA METROPOLITANA (SOCIOECONÔMICA)
- MEGALÓPOLE (UNIÃO METRÓPOLES) SANSAN, BOSWASH, CHIPITTS, TOKAIDO, RENO-RUHR
- CONURBAÇÃO (FÍSICA/ HORIZONTAL)
Vamos aprender com o Fabinho essa canção.
Não confunda crescimento urbano com urbanização.
Lugar onde a cidade é assentada é sítio, meu irmão.
Relação com seu entorno é situação.
Cidades planejadas: A B B C G P T. (2x) X ESPONTÂNEA
O que mais caracteriza a cidade é a função
Enobrecimento da cidade, gentrificação.
Vamos aprender com o Fabinho essa canção
Não confunda crescimento urbano com urbanização
Rede urbana é das cidades, interligação.
Hierarquia urbana, zona de influência, polarização.
As principais metrópoles: Sa Ri Bra Be Be Ma Go Cu Po Fo Re Sa são
Flo Vi Ca- Não esqueça não!
Vamos aprender com o Fabinho essa canção
Não confunda crescimento urbano com urbanização
Qual a diferença entre megacidade e cidade global?
Quais são as megacidades do Brasil?
Quais são as maiores megacidades do mundo? To Me No Sa Mu NoDe Xa Ca Ja BuA
(Mubai - Nova Delhi - Calcutá - Jacáca - Buenos Aires
(Poliedro, p. 78 e 79- 8° ano) Diferencia metropolização de desmetropolização:
e (Positivo - 2° ano do Ensino Médio)
Qual a principal migração que ocorre nas áreas metropolitanas?
Cidades Globais: EUA e China são os que possuem maior número de cidades globais.
- Alfa: Lo No HonKo Pa Ci Xa To.
- Beta: Ba Li Co Sa Ca Ro Gua (Bangalore na Índia, Lisboa em Portugal, Copenhague na Dinamarca, Santiago no Chile, Cairo no Egito, Roma na Itália e Guangzhou na China ).
- Gama: São Petersburgo (Federação Russa), Durban (África do Sul), San Salvador (El Salvador).
Cidades Globais no Brasil: São Paulo e Rio de Janeiro.
Por que o crescimento das cidades foi mais traumático nos países subdesenvolvidos?
O que é macrocefalia urbana? (cap. 16 p. 17 e cap. 17 p. 12) (POSITIVO p. 12)
O que é mobilidade urbana? (cap. 16 p. 30)
O que é desconcentração industrial? (cap. 17 p. 17)
Quais são os principais problemas ambientais das cidades? Chuva ácida (cap. 18 p. 8), , Inversão Térmica (cap. 18 p. 9), e Ilha de Calor (cap. 18 p. 10),
As principais metrópoles: Sa Ri Bra Be Be Ma Go Cu Po Fo Re Sa são
Flo Vi Ca- Não esqueça não!
Flo Vi Ca- Não esqueça não!
Foto de Maria Isabel dos Santos
10) INDUSTRIALIZAÇÃO
A) TIPOS DE INDÚSTRIA: https://www.youtube.com/watch?v=aXslWQ0xxXU&t=6s
B) ETAPAS DA INDUSTRIALIZAÇÃO: https://www.youtube.com/watch?v=Xts-zaaPGtA
C) MÉTODOS DE PRODUÇÃO: https://www.youtube.com/watch?v=2u_KqKsEt7c
D) INDÚSTRIA NO BRASIL: https://www.youtube.com/watch?v=Aq5NHmAnZkk
E) PRINCIPAIS INDÚSTRIAS DO MUNDO: https://www.youtube.com/watch?v=SHELodQ1Ll8
Música:
/Urbanização, urbanização,
no Brasil SE CO SUL NO NE/
Causas da urbanização: industrialização,
do campo, a mecanização,
desemprego estrutural,
causando êxodo rural.
"Exército Industrial de Reservas"
é gerado pelo êxodo rural,
causando baixos salários,
mais lucros e crescimento industrial.
Consequência de mais habitantes na cidade:
aumento da longevidade,
diminuição da natalidade
e também da fecundidade.
Que tal criar "HISTÓRIA EM QUADRINHOS" sobre as revoluções industriais?
Como? Acesse Pixton, Vecteezy, shutterstock, ISHOT (para editar vídeos e memes em celular) e Photoshop, Canvas (edição e manipulação de imagens) ou outro de sua preferência e mãos à obra!!!!!
Você pode colocar em software de apresentação ou armazenamento de dados como o Prezi, GoConqr, Taskworld, Trello, Flash Page Flip...
*Etapas da Industrialização (Positivo- 2° ano do Ensino Médio)
https://www.youtube.com/watch?v=Xts-zaaPGtA
Relacione as colunas:
1- I Revolução Industrial
2- II Revolução Industrial
3- III Revolução Industrial
a( ) Eletrônicos
b( ) Petróleo
c( ) Carvão
d( ) Centralização
e( ) Novas Mídias
f( ) Policêntrico
g( ) Eletricidade
h( ) Unificador
i( ) Máquina a vapor
j( ) Centrifugador
k( ) Biotecnologia
l( ) Avanço da informática
m( ) Descentralização
n( ) Software
o( ) Ferrovias
p( ) Motor a combustão
q( ) Avanço da comunicação
r( ) Têxtil
s( ) Automóvel
t( ) Redes digitais
u( ) Flexibilidade e avanço da informação
v( ) Acelerado fluxo de capitais e mercadoria
*Relacione as características com os métodos de produção:(Positivo- 2° ano do Ensino Médio)
https://www.youtube.com/watch?v=2u_KqKsEt7c
1- Taylorismo 2- Fordismo 3- Toyotismo
a( ) empregado deve executar uma tarefa com menor gasto de tempo e energia possível.
b( ) sem necessidade de mão de obra muito capacitada, pois cada trabalhador executava uma pequena tarefa dentro da sua etapa de produção.
c( ) trabalhar melhor para potencializar resultados
d( ) terceirização
e( ) fracionar etapas da produção
f( ) agilidade
g( ) diminuição do estoque
h( ) introduzir esteira
i( ) princípio da administração científica
j( ) estoque
k( ) especialização do trabalho
l( ) produção em série
m( ) executar sempre a mesmo tarefa
n( ) just-in-time
o( ) redução do custo de produção
p( ) produção flexível
q( ) círculo de controle de qualidade
r( ) trabalho repetitivo
s( )produção enxuta
t( ) fabricação em massa
u( ) produção em grande escala
v( ) trabalhador qualificado
w( ) customização
y( ) crescente automação
@( ) economia de escopo (meta)
#( ) prazo de entrega deve ser cumprido
$( ) linha de montagem
&( ) presava a eficiência e não a qualidade
*( ) trabalhador com várias tarefasu
INDÚSTRIA NO BRASIL: https://www.youtube.com/watch?v=Aq5NHmAnZkk
Foto de Victória Correa
Explica a Velha DIT, a DIT Clássica e a Nova
11) Principais Indústria do Mundo
https://www.youtube.com/watch?v=SHELodQ1Ll8
Reino Unido (Londres): Siderúrgica, naval, automobilística (Land Rover, Chrysler), têxtil, Shell e Britsh Petroleum, aeroespacial e aparelhos elétricos...
França (Paris/ Rio Sena): Automobilística (Peugeot, Renault, Citroen), química, siderúrgica, Aeronáutica (Air France e Boeing)...
Alemanha (Vale do Reno e Ruhr/ mais sólida): Farmacêutica (Bayer), química (Basf), automobilística (Volkswagen, Porsche, BMW e Mercedes Benz, Audi), esportiva (Adidas, Puma)...
Itália: Destaque para indústria siderúrgica, mecânica, automobilística (Fiat, Ferrari), têxtil e alimentícia.
Espanha: pesqueira, Oliva e Naval
Portugal: pesqueira, Oliva e Naval
Grécia: Petroquímica e Naval
EUA: Manufacturing belts (NE) e Sun belts (Sul e SO)
Canadá: celulose (papel) e entretenimento
Japão: automobilística (Toyota, Honda, Kawasakii, Mitsubish, Yamaha) , eletroeletrônico (Sony, Canon, Panasonic, Semp Toshiba), informática e naval e siderúrgica.
Alto grau de tecnologia.
Entre Tóquio e Osaka
Carência em matéria-prima.
Destaque: produção automobilística
Abundância de mão- de- obra barata e qualificada
Quem são os NPIs (Novos Países Industrializados)? (Positivo , p. 27 volume 8- 2° ano do Ensino Médio)
- América Latina: A Me Bra Chi
- Ásia: Ch I C2 + T2 HK I M Vi Fi
- África: A
- Qual desses correspondem aos Velhos Tigres Asiáticos? C2 + T HK
O livro do Poliedro apresenta os Novos Tigres Asiático (TIM) e Novíssimos Tigres Asiático (ViFi).
Os Tigres Asiáticos: Coréia do Sul (zona Temperada) Taiwan (cortada pelo trópico de Câncer) Hong Kong e Cingapura (zona tropical)
Novos Tigres Asiáticos: Tailândia, Malásia e Indonésia (zona tropical)
Novíssimos Tigres: Vietnã e Filipinas (zona tropical)
Rússia: Bélica, espacial, petróleo e gás natural...
China: Manchúria e ZEE (eletroeletrônicos, brinquedos, calçados, etc.)
1970- ZEE (Zona Econômicas Especiais)
Em 2009, o PIB chinês situou-se em torno de cinco trilhões de dólares.
Em 2010, ultrapassando o Japão, galgou o posto de segunda economia do planeta, tornando--se um dos motores do comércio mundial.
Em 2010 a China possuía 20% da população mundial e 12% do PIB mundial.
Índia: Têxtil, alimentícia, informática e cinematográfica.
Paraguai: "Nova China" do Mercosul
México: têxtil, extrativismo e petroquímica (forte presença de maquiadoras)
Argentina: têxtil, alimentícia e setor automobilístico
África do Sul: recursos minerais
Venezuela: petroquímica e automobilística
Colômbia: extrativa
Chile: pesqueira, metalúrgica e siderúrgica
Peru: pesqueira, têxtil, alimentícia e extrativismo
Bolívia: Madeira e cigarros
Uruguai: carne (alimentícia)
Paraguai: conhecido como “nova China do Mercosul”
- África: África do Sul
Protestos em Hong Kong em 2014
https://gauchazh.clicrbs.com.br/geral/noticia/2014/09/O-que-motiva-os-protestos-em-Hong-Kong-4610469.html
https://www.revistaforum.com.br/digital/168/ok-sete-pontos-para-entender-os-protestos-de-hong-kong/
Clique aqui para editar.
12) Mudanças nas Fontes de Energia
A) FONTES DE ENERGIA: https://www.youtube.com/watch?v=wEyDO1I7U1c&t=30s
B) FONTES DE ENERGIA (Recursos Naturais da América e África): https://www.youtube.com/watch?v=BVvhiUKI9Xc
C) FONTES DE ENERGIA (Recursos Naturais da Europa e Ásia): https://www.youtube.com/watch?v=vmBQnKV3ocY&t=2s
(Enem - 2003) Do ponto de vista ambiental, uma distinção importante que se faz entre os combustíveis é serem provenientes ou não de fontes renováveis. No caso dos derivados de petróleo e do álcool de cana, essa distinção se caracteriza:
a) pela diferença nas escalas de tempo de formação das fontes, período geológico no caso do petróleo e anual no da cana.
FONTE PRIMÁRIA ----- TRANSFORMAÇÃO------- FONTE SECUNDÁRIA (FTD CAP. 34 p. 8)
NÃO RENOVÁVEL
COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS ORIGEM ANIMAL
PETRÓLEO---------------REFINARIA---------------------------GASOLINA/ DIESEL---------------------TRANSPORTE
PETRÓLEO-------------- USINA TERMELÉTRICA-------- ELETRICIDADE ----------TRANSPORTES,INDÚSTRIA, RESIDÊNCIA, COMÉRCIO E SERVIÇOS
GÁS NATURAL---------- USINA TERMELÉTRICA-------- ELETRICIDADE ----------TRANSPORTES,INDÚSTRIA, RESIDÊNCIA, COMÉRCIO E SERVIÇOS
COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS ORIGEM VEGETAL
CARVÃO-----------------USINA TERMELÉTRICA-------- ELETRICIDADE ----------TRANSPORTES, INDÚSTRIA, RESIDÊNCIA, COMÉRCIO E SERVIÇOS
URÂNIO --------------USINA NUCLEAR-------- ELETRICIDADE ----------TRANSPORTES, INDÚSTRIA, RESIDÊNCIA, COMÉRCIO E SERVIÇOS
RENOVÁVEL
BIOMASSA--------------- USINA DE PROCESSAMENTO----ETANOL---------------TRANSPORTE
EÓLICA------------------------------------------------------------ ELETRICIDADE ----------TRANSPORTES, INDÚSTRIA, RESIDÊNCIA, COMÉRCIO E SERVIÇOS
HÍDRICA------------------------------------------------------------ ELETRICIDADE ----------TRANSPORTES, INDÚSTRIA, RESIDÊNCIA, COMÉRCIO E SERVIÇOS
ONDAS-------------------------------------------------------------- ELETRICIDADE ----------TRANSPORTES, INDÚSTRIA, RESIDÊNCIA, COMÉRCIO E SERVIÇOS
SOLAR--------------------------------------------------------------- ELETRICIDADE ----------TRANSPORTES, INDÚSTRIA, RESIDÊNCIA, COMÉRCIO E SERVIÇO
GEOTÉRMICA----------------------------------------------------- ELETRICIDADE ----------TRANSPORTES, INDÚSTRIA, RESIDÊNCIA, COMÉRCIO E SERVIÇOS
BRASIL- (Positivo Livro 9 p. 49) (FTD CAP. 34 p. 14)
MATRIZ ENERGÉTICA _____________________ , _______ equilíbrio.
MATRIZ ELÉTRICA _____________________ , _______ equilíbrio.
MUNDO- (Positivo Livro 9 p. 19) (FTD CAP. 34 p. 11)
MATRIZ ENERGÉTICA _____________________
MATRIZ ELÉTRICA _____________________
Localização do Pré-sal
(Positivo, Vol. 9, p. 7)
A) FONTES DE ENERGIA: https://www.youtube.com/watch?v=wEyDO1I7U1c&t=30s
B) FONTES DE ENERGIA (Recursos Naturais da América e África): https://www.youtube.com/watch?v=BVvhiUKI9Xc
C) FONTES DE ENERGIA (Recursos Naturais da Europa e Ásia): https://www.youtube.com/watch?v=vmBQnKV3ocY&t=2s
(Enem - 2003) Do ponto de vista ambiental, uma distinção importante que se faz entre os combustíveis é serem provenientes ou não de fontes renováveis. No caso dos derivados de petróleo e do álcool de cana, essa distinção se caracteriza:
a) pela diferença nas escalas de tempo de formação das fontes, período geológico no caso do petróleo e anual no da cana.
FONTE PRIMÁRIA ----- TRANSFORMAÇÃO------- FONTE SECUNDÁRIA (FTD CAP. 34 p. 8)
NÃO RENOVÁVEL
COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS ORIGEM ANIMAL
PETRÓLEO---------------REFINARIA---------------------------GASOLINA/ DIESEL---------------------TRANSPORTE
PETRÓLEO-------------- USINA TERMELÉTRICA-------- ELETRICIDADE ----------TRANSPORTES,INDÚSTRIA, RESIDÊNCIA, COMÉRCIO E SERVIÇOS
GÁS NATURAL---------- USINA TERMELÉTRICA-------- ELETRICIDADE ----------TRANSPORTES,INDÚSTRIA, RESIDÊNCIA, COMÉRCIO E SERVIÇOS
COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS ORIGEM VEGETAL
CARVÃO-----------------USINA TERMELÉTRICA-------- ELETRICIDADE ----------TRANSPORTES, INDÚSTRIA, RESIDÊNCIA, COMÉRCIO E SERVIÇOS
URÂNIO --------------USINA NUCLEAR-------- ELETRICIDADE ----------TRANSPORTES, INDÚSTRIA, RESIDÊNCIA, COMÉRCIO E SERVIÇOS
RENOVÁVEL
BIOMASSA--------------- USINA DE PROCESSAMENTO----ETANOL---------------TRANSPORTE
EÓLICA------------------------------------------------------------ ELETRICIDADE ----------TRANSPORTES, INDÚSTRIA, RESIDÊNCIA, COMÉRCIO E SERVIÇOS
HÍDRICA------------------------------------------------------------ ELETRICIDADE ----------TRANSPORTES, INDÚSTRIA, RESIDÊNCIA, COMÉRCIO E SERVIÇOS
ONDAS-------------------------------------------------------------- ELETRICIDADE ----------TRANSPORTES, INDÚSTRIA, RESIDÊNCIA, COMÉRCIO E SERVIÇOS
SOLAR--------------------------------------------------------------- ELETRICIDADE ----------TRANSPORTES, INDÚSTRIA, RESIDÊNCIA, COMÉRCIO E SERVIÇO
GEOTÉRMICA----------------------------------------------------- ELETRICIDADE ----------TRANSPORTES, INDÚSTRIA, RESIDÊNCIA, COMÉRCIO E SERVIÇOS
BRASIL- (Positivo Livro 9 p. 49) (FTD CAP. 34 p. 14)
MATRIZ ENERGÉTICA _____________________ , _______ equilíbrio.
MATRIZ ELÉTRICA _____________________ , _______ equilíbrio.
MUNDO- (Positivo Livro 9 p. 19) (FTD CAP. 34 p. 11)
MATRIZ ENERGÉTICA _____________________
MATRIZ ELÉTRICA _____________________
Localização do Pré-sal
(Positivo, Vol. 9, p. 7)
Foto de Laura Lazaron Ferreira
Fotos de Júlia Mello Vieira
Para conservar o meio ambiente é preciso pensar e repensar as fontes de energias que movem o mundo.
Cita três exemplos de fontes de energia renováveis e três exemplos de fontes de energia não renováveis:
(Positivo- 3° ano do Ensino Médio)
Na matriz energética brasileira predomina as fontes de energia renováveis ou não renováveis?
Quais são os principais combustíveis não renováveis que geram eletricidade?
Quais as principais fontes de energia utilizadas no Brasil?
PE BIMO GA HIDRA BITRA
Qual é a fonte de energia mais antiga?
Quais são as fontes de energia tradicionais?
Obs: Nem toda energia tradicional é não renovável.
Quais são as fontes de energia alternativa?
Obs: As fontes alternativas/limpas causam impacto ambiental.
O que são combustíveis fósseis? Cita exemplos:
Origem - Orgânica - Animal (_____________ e __________) ou Vegetal (__________________)
_________________________________________________________________________________________________________________________
A energia ____________ não contribui para o efeito estufa embora produza lixo atômico diferentemente da __________________ que tem forte contribuição para intensificação do efeito estufa.
A principal fonte de energia do Brasil é __________________.
A principal fonte de energia elétrica do Brasil é __________________.
As energias alternativas, como a eólica, começaram a ser utilizadas no século XX?
Coletores __________ simples podem ser instaladas nos telhados das casas.
1928- Cartel das Sete Irmãs -Shell (anglo-neerlandesa), BP (britânica), Esso, Mobil, Texaco, Chevron e Gulf (estadunidenses). Hoje- Exxon Mobil e Texaco (antes era chamada Chevron-Texaco). (Positivo, Vol. 9, p. 11)
1960- OPEP (Fundadores: Venezuela, Kuwat, Arábia Saudita, Iraque e Irã/ Outros países incorporados: Argélia, Angola, Equador, Emirados Árabes Unidos, Líbia, Nigéria e Catar) (Positivo, Vol. 9, p. 11)
América e África: VE LANA
1953- Monopólio da Petrobras
1975- Lei do Contrato de Risco
1995- Fim do monopólio da Petrobras
2006- Autossuficiência
2008/2009- pré-sal (Positivo, Vol. 9, p. 55)
Quais as etapas do carvão mineral? (Positivo, Vol. 9, p. 6)
O que é o Gasoduto Brasil-Bolívia?
O que foi o projeto Pró Álcool de 1975? (Positivo, Vol. 9, p. 59)
Quais os benefícios da energia nuclear?
Angra I (começa a ser construída em 1972 e começa a funcionar em 1985), Angra II (2000), Angra III (Positivo, Vol. 9, p. 58)
Pesquise sobre o caso de Chernobyl na Ucrânia (Positivo, Vol. 9, p. 35) e do Césio 137 em Goiânia.
Energia Eólica (Positivo, Vol. 9, p. 59)
13) Transportes (Positivo e FTD- 3° ano do Ensino Médio)
A) TRANSPORTES BRs: https://www.youtube.com/watch?v=q0qqiz_CWWY&t=23s
B) TRANSPORTES MÚSICAS: https://www.youtube.com/watch?v=tyDGAIDLmaQ
Questão da UFRGS:
O transporte ______________ é o modal mais utilizado para o transporte de cargas a longa distâncias.
O transporte ______________ é o que implica um menor tempo de descarga.
Rios de planalto podem ser utilizados para a navegação através de __________________.
__________________ é principal transporte de carga em países como França e Estados Unidos da América.
______________________ poderia ser uma solução para os problemas de trânsito nas grandes cidades brasileiras.
Para conservar o meio ambiente é preciso pensar e repensar as fontes de energias que movem o mundo.
Cita três exemplos de fontes de energia renováveis e três exemplos de fontes de energia não renováveis:
(Positivo- 3° ano do Ensino Médio)
Na matriz energética brasileira predomina as fontes de energia renováveis ou não renováveis?
Quais são os principais combustíveis não renováveis que geram eletricidade?
Quais as principais fontes de energia utilizadas no Brasil?
PE BIMO GA HIDRA BITRA
Qual é a fonte de energia mais antiga?
Quais são as fontes de energia tradicionais?
Obs: Nem toda energia tradicional é não renovável.
Quais são as fontes de energia alternativa?
Obs: As fontes alternativas/limpas causam impacto ambiental.
O que são combustíveis fósseis? Cita exemplos:
Origem - Orgânica - Animal (_____________ e __________) ou Vegetal (__________________)
_________________________________________________________________________________________________________________________
A energia ____________ não contribui para o efeito estufa embora produza lixo atômico diferentemente da __________________ que tem forte contribuição para intensificação do efeito estufa.
A principal fonte de energia do Brasil é __________________.
A principal fonte de energia elétrica do Brasil é __________________.
As energias alternativas, como a eólica, começaram a ser utilizadas no século XX?
Coletores __________ simples podem ser instaladas nos telhados das casas.
1928- Cartel das Sete Irmãs -Shell (anglo-neerlandesa), BP (britânica), Esso, Mobil, Texaco, Chevron e Gulf (estadunidenses). Hoje- Exxon Mobil e Texaco (antes era chamada Chevron-Texaco). (Positivo, Vol. 9, p. 11)
1960- OPEP (Fundadores: Venezuela, Kuwat, Arábia Saudita, Iraque e Irã/ Outros países incorporados: Argélia, Angola, Equador, Emirados Árabes Unidos, Líbia, Nigéria e Catar) (Positivo, Vol. 9, p. 11)
América e África: VE LANA
1953- Monopólio da Petrobras
1975- Lei do Contrato de Risco
1995- Fim do monopólio da Petrobras
2006- Autossuficiência
2008/2009- pré-sal (Positivo, Vol. 9, p. 55)
Quais as etapas do carvão mineral? (Positivo, Vol. 9, p. 6)
O que é o Gasoduto Brasil-Bolívia?
O que foi o projeto Pró Álcool de 1975? (Positivo, Vol. 9, p. 59)
Quais os benefícios da energia nuclear?
Angra I (começa a ser construída em 1972 e começa a funcionar em 1985), Angra II (2000), Angra III (Positivo, Vol. 9, p. 58)
Pesquise sobre o caso de Chernobyl na Ucrânia (Positivo, Vol. 9, p. 35) e do Césio 137 em Goiânia.
Energia Eólica (Positivo, Vol. 9, p. 59)
13) Transportes (Positivo e FTD- 3° ano do Ensino Médio)
A) TRANSPORTES BRs: https://www.youtube.com/watch?v=q0qqiz_CWWY&t=23s
B) TRANSPORTES MÚSICAS: https://www.youtube.com/watch?v=tyDGAIDLmaQ
Questão da UFRGS:
O transporte ______________ é o modal mais utilizado para o transporte de cargas a longa distâncias.
O transporte ______________ é o que implica um menor tempo de descarga.
Rios de planalto podem ser utilizados para a navegação através de __________________.
__________________ é principal transporte de carga em países como França e Estados Unidos da América.
______________________ poderia ser uma solução para os problemas de trânsito nas grandes cidades brasileiras.
Foto de Larissa Morais
https://www.feb.unesp.br/Home/Departamentos343/EngenhariaCivil/gustavogarciamanzato/a1p1_classificacaorodovias.pdf
AS RODOVIAS FEDEREAIS SÃO DIVIDIDAS EM 5 TIPOS:
- Rodovias Radiais (de BR-1 a BR-100), como por exemplo: BR-010 (Brasília – Belém), BR-020 (Brasília – Fortaleza), BR-040 (Brasília – Campos) e BR-050 (Brasília – Santos).
- Rodovias Longitudinais (de BR-101 a BR-200), como por exemplo: BR-101 (Translitorânea), BR-116 (Jaguarão- Fortaleza) e BR-153 (de Aceguá à Tucuruí também chamada de Transbrasiliana).
- Rodovias Transversais (de BR – 201 a BR-300), como por exemplo: BR-210 (de Macapá à Cruzeiro do Sul também chamada de Perimetral Norte), BR-230 (Recife – João Pessoa – Taumaturgo, também chamada de Transamazônica) e BR-277 (Paranaguá – Foz do Iguaçú).
- Rodovias Diagonais (de BR-301 BR-400), como por exemplo: BR-307 (Benjamim Constant – Taumaturgo) e BR-364 (Porto Velho – Cuiabá). - Rodovias de - Ligação (de BR-401 em diante), como por exemplo: BR-401 (Boa Vista até fronteira com a Guiana) e BR-476 Ribeira – União da Vitória. O trecho entre Curitiba e São Mateus do Sul é conhecido como Rodovia do Xisto.
Existem outras rodovias com Nomes Particulares além das já apresentadas como Via Anchieta (São Paulo – Santos), Via Fernão Dias (São Paulo – Belo Horizonte), Via Castelo Branco (São Paulo – Sorocaba), Via Anhanguera (São Paulo- Brasília), Via Transnordestina (Fortaleza – Salvador), Rodovia do Café (Norte do Paraná – Paranaguá), Via dos Imigrantes (São Paulo – Santos), Via Washington Luiz (Rio – Petrópolis), Rodovia da Unidade Nacional (Rio – Bahia) e Rodovia Litorânea (Rio – Santos). Quanto a densidade de estradas para cada 1000 habitantes a colocação das regiões brasileiras é: Centro-Oeste, Sul, Nordeste, Norte e Sudeste. (Milton Santos e Maria Laura Silveira, 2012).
AS RODOVIAS FEDEREAIS SÃO DIVIDIDAS EM 5 TIPOS:
- Rodovias Radiais (de BR-1 a BR-100), como por exemplo: BR-010 (Brasília – Belém), BR-020 (Brasília – Fortaleza), BR-040 (Brasília – Campos) e BR-050 (Brasília – Santos).
- Rodovias Longitudinais (de BR-101 a BR-200), como por exemplo: BR-101 (Translitorânea), BR-116 (Jaguarão- Fortaleza) e BR-153 (de Aceguá à Tucuruí também chamada de Transbrasiliana).
- Rodovias Transversais (de BR – 201 a BR-300), como por exemplo: BR-210 (de Macapá à Cruzeiro do Sul também chamada de Perimetral Norte), BR-230 (Recife – João Pessoa – Taumaturgo, também chamada de Transamazônica) e BR-277 (Paranaguá – Foz do Iguaçú).
- Rodovias Diagonais (de BR-301 BR-400), como por exemplo: BR-307 (Benjamim Constant – Taumaturgo) e BR-364 (Porto Velho – Cuiabá). - Rodovias de - Ligação (de BR-401 em diante), como por exemplo: BR-401 (Boa Vista até fronteira com a Guiana) e BR-476 Ribeira – União da Vitória. O trecho entre Curitiba e São Mateus do Sul é conhecido como Rodovia do Xisto.
Existem outras rodovias com Nomes Particulares além das já apresentadas como Via Anchieta (São Paulo – Santos), Via Fernão Dias (São Paulo – Belo Horizonte), Via Castelo Branco (São Paulo – Sorocaba), Via Anhanguera (São Paulo- Brasília), Via Transnordestina (Fortaleza – Salvador), Rodovia do Café (Norte do Paraná – Paranaguá), Via dos Imigrantes (São Paulo – Santos), Via Washington Luiz (Rio – Petrópolis), Rodovia da Unidade Nacional (Rio – Bahia) e Rodovia Litorânea (Rio – Santos). Quanto a densidade de estradas para cada 1000 habitantes a colocação das regiões brasileiras é: Centro-Oeste, Sul, Nordeste, Norte e Sudeste. (Milton Santos e Maria Laura Silveira, 2012).
Relacione as colunas:
Coluna 1 ( )Brasília – Belém ( ) Recife -Taumaturgo (Transamazônica) ( )Brasília – Santos ( ) Osório- Fortaleza (Translitorânea ) ( )Paranaguá – Foz do Iguaçú ( ) Aceguá – Tucuruí (Transbrasiliana) ( ) Macapá – Cruzeiro do Sul (Perimetral Norte) ( ) Brasília – Campos ( )Brasília – Fortaleza ( ) Diagonal (Porto Velho – Cuiabá) |
Coluna 2
1 - BR- 277 2 - BR- 230 3 - BR-210 4 - BR-153 5 - BR-101 6 - BR-50 7 - BR-40 8 - BR 20 9 - BR 10 10 - BR-364 |
(ESSA 2002) As rodovias federais desempenham papel preponderante no sistema de transportes brasileiro. Elas foram planejadas para atingir alguns objetivos, dentre os quais podemos citar:
a) escoar a produção agrícola do interior para os principais portos do país, com a construção das BR-210 e 319.
b) efetivar a integração nacional, interligando o Centro-Sul ao Norte e Nordeste, com a construção das BR-153 e 116.
c) ligar os Estados da Região Sul com os países integrantes do Mercosul, com a construção das BR-364 e 262.
d) povoar os vazios demográficos para promover a ocupação do território, com a construção das BR-230 e 101.
e) ligar os principais centros urbanos e áreas de concentração industrial, com a construção das BR-174 e 364.
a) escoar a produção agrícola do interior para os principais portos do país, com a construção das BR-210 e 319.
b) efetivar a integração nacional, interligando o Centro-Sul ao Norte e Nordeste, com a construção das BR-153 e 116.
c) ligar os Estados da Região Sul com os países integrantes do Mercosul, com a construção das BR-364 e 262.
d) povoar os vazios demográficos para promover a ocupação do território, com a construção das BR-230 e 101.
e) ligar os principais centros urbanos e áreas de concentração industrial, com a construção das BR-174 e 364.
24) BRs
E /Rua Longa Também Dobra Legal/ E C#m BRs do Brasil: Radiais, Longitudinais A E Transversais, Diagonais, também de Ligação. A E Quero ver se você consegue fazer a memorização E RI SA (40) VI DU (50) RIBA (60) Fernão Dias - sessenta Transamazônica- setenta Também as que se unem a Cuiabá Modal de carga RO FE HI D A(2X) Fluxo Aéreo SA RI Dis Sa Po Vi 24b) Ferrovias E A / B9 E Ferrovia Nordeste- cana e cimento/ Ferrovia Centro- minério/ Ferrovia Centro-Sul- ferro, adubo, óleo diesel,/ café e algodão/ Ferrovia Sul- Para o porto de Imbituba /(grãos e carvão) Estrada de Ferro Teresa Cristina (SC)/- Termelétrica Jorge Lacerda abastecerá/ Em 70 - Ferrovia Amapá (1970),/ 85- Estrada de Ferro Carajás/ E Ferrovia do Aço/ encontramos em Minas Gerais. |
Portos
E Macapá e Santana (manganês da Serra do Navio), Vila Conde (PA - alumínio do Vale do Rio Trombeta é o rio), B9 Belém, Itaqui/ São Luís- Minério A9 Fortaleza- Alimentícia, têxtil, couro e calçados B9 Areia Branca exporta sal, A9 B9 E Porto de Malhado na Bahia- exporta cacau E Salvador- Combustível e mineral Tubarão- Veículos, papel e também mineral B9 A9 Porto de Tubarão não esqueça, não! E É no Espírito Santo e também exporta carvão B9 A E Petróleo no porto de São Sebastião (RJ), E Santos- combustível, alimento, química, transporte, soja, café e óleo vegetal B9 A E Rio de Janeiro- Química e veicular B9 A E Grãos e farelos no porto de Paranaguá (PR) E São Francisco do Sul- agroindustrial Imbituba no Sul de Santa Catarina- Carvão B9 A E Itajaí- Pescados e congelados B9 A E Rio Grande- soja, fumo, carne e calçados |
14) O contexto da Guerra Fria (Positivo- 3° ano do Ensino Médio)
Quando teve início a Guerra Fria?
Ordem multipolar ou bipolar?
Conferência de Yalta: realizada na Criméia em fevereiro de 1945 (US, RU, FR, EU)- URSS, Reino Unido, França e EUA.
Conferência de Potsdam: Ocorreu em setembro de 1945, na Alemanha, também com os países aliados.
Quais os objetivos da Conferência de Yalta e da Conferência de Potsdam?
O que é Doutrina Truman (1947), Plano Marshall (1947), Cominform, OTAN (1949), Pacto de Varsóvia (1955-1991) e Cortina de Ferro (1946)?
ATIVIDADE: CONSTRUIR UM GLOSSÁRIO CRIATIVO
O que é paisagem, estado-nação, burocracia, território, diplomacia, hegemonia, coalizão, Conferência de Yalta, Conferência de Ptsdam, Doutrina Truman, Plano Marshall, Cominform, OTAN, Pacto de Varsóvia, Conferência de Bandung, Conferência dos Não Alinhados, Guerra da Coréia, Guerra do Vietnã, Crise dos Mísseis, perestroika, glasnost, CEI?
Conferência de Yalta: realizada na Crimeia em fevereiro de 1945 (US, RU, FR, EU)- URSS, Reino Unido, França e EUA.
Conferência de Potsdam: Ocorreu em setembro de 1945, na Alemanha, também com os países aliados. (Poliedro, p. 134)
Imagens de João Garcez, Gabrielle Zaballa, Diego Spolador, Matheus Cardoso, João Quaresma, Luiz Quaresma e Ana Laura.
Multinacional (M), transnacional (T), os dois (D) ou nenhum dos dois (N):
Concentração da produção ( )
Desconcentração da produção ( )
Centralização da gestão ( )
Descentralização da gestão ( )
Menor controle do mercado mundial ( )
Maior controle do mercado mundial ( )
Sistema de comunicação menos integrado ( )
Sistema de comunicação mais integrado ( )
Prevalece até a década de 1980 ( )
Prevalece a partir da década de 1990 ( )
Processo produtivo não internacionalizado ( )
Divisão da produção em diversos países ( )
Descentralização da produção ( )
Quando teve início a Guerra Fria?
Ordem multipolar ou bipolar?
Conferência de Yalta: realizada na Criméia em fevereiro de 1945 (US, RU, FR, EU)- URSS, Reino Unido, França e EUA.
Conferência de Potsdam: Ocorreu em setembro de 1945, na Alemanha, também com os países aliados.
Quais os objetivos da Conferência de Yalta e da Conferência de Potsdam?
O que é Doutrina Truman (1947), Plano Marshall (1947), Cominform, OTAN (1949), Pacto de Varsóvia (1955-1991) e Cortina de Ferro (1946)?
ATIVIDADE: CONSTRUIR UM GLOSSÁRIO CRIATIVO
O que é paisagem, estado-nação, burocracia, território, diplomacia, hegemonia, coalizão, Conferência de Yalta, Conferência de Ptsdam, Doutrina Truman, Plano Marshall, Cominform, OTAN, Pacto de Varsóvia, Conferência de Bandung, Conferência dos Não Alinhados, Guerra da Coréia, Guerra do Vietnã, Crise dos Mísseis, perestroika, glasnost, CEI?
Conferência de Yalta: realizada na Crimeia em fevereiro de 1945 (US, RU, FR, EU)- URSS, Reino Unido, França e EUA.
Conferência de Potsdam: Ocorreu em setembro de 1945, na Alemanha, também com os países aliados. (Poliedro, p. 134)
Imagens de João Garcez, Gabrielle Zaballa, Diego Spolador, Matheus Cardoso, João Quaresma, Luiz Quaresma e Ana Laura.
Multinacional (M), transnacional (T), os dois (D) ou nenhum dos dois (N):
Concentração da produção ( )
Desconcentração da produção ( )
Centralização da gestão ( )
Descentralização da gestão ( )
Menor controle do mercado mundial ( )
Maior controle do mercado mundial ( )
Sistema de comunicação menos integrado ( )
Sistema de comunicação mais integrado ( )
Prevalece até a década de 1980 ( )
Prevalece a partir da década de 1990 ( )
Processo produtivo não internacionalizado ( )
Divisão da produção em diversos países ( )
Descentralização da produção ( )