Sociedade e Pessoa
O que você pensa das frases abaixo?
"Entre a indiferença egoísta e o protesto violento existe uma opção sempre possível: o diálogo". (Papa Francisco)
«As ideologias terminam mal, não servem. Não assumem o povo, por isso pensem no século passado, em que as ideologias terminaram em ditaduras, sempre.» (Papa Francisco, Viagem apostólica ao Paraguai, 11.07.2015)
"Dizer “não” às ideologias, “sim” ao conjunto (...) Os “ismos” são ideologias que dividem, que separam. A Igreja não é uma organização humana – é humana, mas não somente uma organização humana -, a Igreja é o templo do Espírito Santo. Jesus trouxe o fogo do Espírito à terra, e a Igreja reforma-se com a unção, a gratuidade da unção da graça, com a força da oração, com a alegria da missão, com a beleza dezarmante da pobreza. Coloquemos Deus em primeiro lugar! (Papa Francisco 23/5/2021)
Um pouco destas ideologias revestidas de "teorias"...
Pai da Sociologia- August Comte (Cria): "Amor por princípio, ordem por base, progresso por fim."
Pretendia unificar a psicologia, economia e história, considerando que todas estas ciências giram em torno do ser humanos e seu comportamento.
Positivismo: Ciência como explicação das coisas.
O conhecimento científico deveria ser reconhecido como único conhecimento verdadeiro. SERÁ?
Razão X Emoção
Leis dos Três Estados:
- Teológico (Ser humano busca explicações para o real por meio de entidades supranaturais),
- Metafísico (deuses substituídos por entidades abstratas, para explicar a realidade),
- Positivo (não se explica o "porquê" das coisas e sim o "como", partindo do domínio sobre as leis de causa e efeito.
Emile Durkheim:
Positivismo: Interação como busca da harmonia.
Fato Social: O ser ocupa um lugar na sociedade a partir da divisão do trabalho (Integração).
Anomalia social.
O Suicídio.
Senso Comum: Consciência Coletiva (sem embasamento)
Coerção Social
Exterioridade e poder de generalização.
Karl Marx:
A) SOCIALISMO REVOLUCIONÁRIO (ROMPER)
Igreja e Socialismo (Doutrina Social da Igreja n. 89 e Catecismo da Igreja Católica n. 39)
“Os clássicos ficaram reduzidos a pensar o mundo.”
“É preciso entender o mundo para poder agir nele.”
B) MATERIALISMO HISTÓRICO
No capítulo III da obra "Do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico", Friederich Engels afirma:
"A concepção materialista da história parte da tese de que a produção, e com ela a troca dos produtos, é a base de toda a ordem social; de que em todas as sociedades que desfilam pela história, a distribuição dos produtos, e juntamente com ela a divisão social dos homens em classes ou camadas, é determinada pelo que a sociedade produz e como produz o pelo modo de trocar os seus produtos."
C) ESTRUTURA- “O conjunto das relações de produção constituía a estrutura de uma sociedade.” (Marx no livro “Considerações à crítica de economia política”)
D) SUPERESTRUTURA OU SOBRE ESTRUTURA- “(...) a estrutura econômica da sociedade constitui, em cada caso, o fundamento real a partir do qual é preciso explicar, em última instância, toda a sobreestrutura das instituições jurídicas e políticas, assim como os tipos de representação religiosa, filosófica e de outra natureza, de cada período histórico.” (ENGELS, Anti-Dühring , 1878)
Em “A ideologia Alemã”, Marx e Engels argumentam que “as representações, os pensamentos, o comércio espiritual dos homens se apresentam como emanação direta do seu comportamento econômico. A moral, a religião, a metafísica e qualquer outra ideologia e as formas de consciência que a elas correspondem perdem assim a aparência de autonomia”.
Para Marx o “ANIQUILAMENTO DA ESTRUTURA” levará a classe operária ao poder.
Metodologia é a luta armada contra a infraestrutura. Canhões para a INFRAESTRUTURA.
Se destruir o Sistema Econômico Capitalista, se destrói todo o resto (religião, casamento e todo resto que brota da economia e o justifica, para que servisse de estratégia para que os patrões continuassem a explorar o proletariado)
Para Marx e Engel o cristianismo foi criado pelo capitalismo para justifica-lo.
Conflito social: Sociedade dividida em classes.
Materialismo Histórico: Sociedade movida pela luta de classes.
Classes sociais: Motor das mudanças sociais.
Organização produtiva: dominantes e dominados.
Mais valia (Diferença entre o que se recebe e o que é produzido).
Lénine:
“O Marxismo não pode ser reduzido a luta de Classe.” Lénine
O que diferencia o socialismo marxismo do liberalismo e do socialismo utópico, segundo Lenin, é a ditadura do proletariado.
“Esta ditadura pressupõe o emprego da violência, severa, rápida e decidida, para esmagar a resistência dos exploradores, dos capitalistas, dos latifundiários e dos seus sequazes. Quem não o compreendeu não é revolucionário e deve ser afastado do lugar de chefe ou de conselheiro do proletariado. Mas a essência da ditadura do proletariado não reside apenas na violência, nem principalmente na violência. A sua essência principal reside na organização e disciplina do destacamento avançado dos trabalhadores, da sua vanguarda, do seu único dirigente, o proletariado. O seu objetivo é criar o socialismo, suprimir a divisão da sociedade em classes, fazer de todos os membros da sociedade trabalhadores, retirar a base a toda a exploração do homem pelo homem. Este objetivo não pode ser realizado de um só golpe, exige um período de transição bastante longo do capitalismo para o socialismo, tanto porque reorganizar a produção é uma coisa difícil, como porque é necessário tempo para mudanças radicais em todos os domínios da vida e porque a enorme força do hábito da gestão pequeno-burguesa e burguesa só pode ser superada numa luta longa e tenaz. É por isso que Marx fala de todo um período de ditadura do proletariado como período de transição do capitalismo para o socialismo”. (https://www.marxists.org/portugues/lenin/1919/05/19.htm- Edições "Avante!" com base nas Obras Completas de V. I. Lénine, 5.ª ed. em russo, t.25, pp. 384-388.)
“A ditadura do proletariado é a guerra mais severa e implacável da nova classe contra um inimigo mais poderoso, a burguesia, cuja resistência está decuplicada, em virtude de sua derrota (mesmo que em apenas um país), e cuja potência consiste não só na força do capital internacional, na força e na solidez das relações internacionais da burguesia, como também na força do costume, na força da pequena produção. Porque, infelizmente, continua a haver no mundo a pequena produção em grande escala, e ela cria capitalismo e burguesia constantemente, todo dia, a toda hora, através de um processo espontâneo e em massa. Por tudo isso, a ditadura do proletariado é necessária, e a vitória sobre a burguesia torna-se impossível sem uma guerra prolongada, tenaz, desesperada, mortal (até a morte); uma guerra que exige serenidade, disciplina, firmeza, inflexibilidade e uma vontade única.
(https://pcb.org.br/portal/docs/esquerdismo.pdf - Esquerdismo: Doença Infantil do Comunismo Vladimir Ilitch Lenine)
Para Lénine ditadura do proletáriado é viabilizado pela democracia (viabilizada pela maioria). Como os capitalistas resistem é preciso usar a força.
A voz da maioria vale qualquer coisa ou é preciso buscar primeiro as virtudes? É possível uma democracia viabilizar uma ditadura?
Max Weber
Sociologia compreensiva
Ação social: integração das ações (organizações sociais a partir das grandes aglomerações).
Racional: Fins (motivos) e valores
Afetiva: Sentimentos
Tradicional: Costumes e crenças
ENEM 2015 A crescente intelectualização e racionalização não indicam um conhecimento maior e geral das condições sob as quais vivemos. Significa a crença em que, se quiséssemos, poderíamos ter esse conhecimento a qualquer momento. Não há forças misteriosas incalculáveis; podemos dominar todas as coisas pelo cálculo. WEBER, M. A ciência como vocação. In: GERTH, H.; MILLS, W. (Org.). Max Weber: ensaios de sociologia. Rio de Janeiro: Zahar, 1979 (adaptado). Tal como apresentada no texto, a proposição de Max Weber a respeito do processo de desencantamento do mundo evidencia o(a):
A) progresso civilizatório como decorrência da expansão do industrialismo.
B) extinção do pensamento mítico como um desdobramento do capitalismo.
C) emancipação como consequência do processo de racionalização da vida.
D) afastamento de crenças tradicionais como uma característica da modernidade.
E ) fim do monoteísmo como condição para consolidação da ciência.
Antonio Gramsci: 1940-1980
“Gramsci joga luz, portanto, sobre a importância dos “produtores de conteúdo” possuírem consciência das mensagens que transmitem para o mundo. São elas, afinal, que permitem as mudanças que desejamos que ocorram.” Revista Galileu
https://revistagalileu.globo.com/Sociedade/noticia/2017/04/como-gramsci-pode-te-ajudar-conquistar-o-mundo-atraves-do-consenso.html
“Gramsci percebeu que o marxismo, conforme as prescrições de Lênin e do próprio Marx, não conseguia se instalar na parte Ocidental da Europa. Não deu certo na Espanha, em Portugal, na Alemanha e na Itália. Na Itália, por exemplo, com a ascensão ao poder de Benito Mussolini, Gramsci é preso em 1929, quando então começa a escrever os seus famosos "Cadernos do Cárcere", hoje integralmente traduzido em português. Ali Gramsci se preocupará em entender o motivo que levou o marxismo a fracassar no Ocidente e de que forma se poderia perfurar o bloqueio das nações cristãs europeias que estavam conseguindo vencer com êxito a revolução ortodoxa proposta por Marx e depois por Lênin. Gramsci se deu conta de que não seria por meio de uma revolução armada, de um confronto direto com a estrutura econômica para destrui-la, nos moldes ortodoxos, mas sim na ofensiva contra a superestrutura. Gramsci percebeu que não se poderia usar a superestrutura (cultura, Estado e Direito) para atacar a infraestrutura econômica, mas sim destruir a superestrutura. O alvo deveria ser a cultura e não a economia, falando mais claramente.” (Professor Leonardo Penitente no curso Guerra Social)
Antonio Negri (ou Toni Negri): o engenheiro social
Estratégia: a guerra através dos agrupamentos urbanos, um novo tipo de Império das Multidões.
- É preciso pensar no trabalhador que produz, além de bens materiais, os bens imateriais, ou seja, o caos e a destruição.
"Um adolescente compondo um grupo de guerrilha poderá produzir riqueza imaterial, ou seja, o processo revolucionário de caos." (Professor Leonardo Penitente).
Desocupados faz parte da “multidão” (conjunto da sociedade- “potência ontológica” para a destruição).
Para Negri só se conseguirá vencer o "capitalismo unificado" através de uma massa (multidão) composta pela multiplicidade de singularidades (não tem vínculos).
"Singularidades unidas a outras singularidades para o fim de destruir o uno. A dispersão total para produzir a dispersão total."
Destruir os Estados Soberanos (belicamente estruturados)
“Contrapoder”- “estratégia militar”:
"Resistência-insurreição-poder constituinte: é a trindade preciosa, diz Negri, do novo movimento revolucionário que conseguirá impor o comunismo de forma definitiva." (Professor Leonardo Penitente)
Pedagogia ou "pedaorgia"?
"Educação dentro da caixa" X "Práticas Libertadoras"
Humildade X Pensamento "Crítico analítico"
Ler, memorizar e escrever X "Entrega Livre"
Vida Teórica X Vida prática, agente de transformação e "estrutura libertadora"
Espiritualidade X Materialismo
Princípios (verdade) X Relativismo
Imaginação X Intelectualismo
Leitura Clássica X Transmídia
Condução do mestre X 1-2-4 Todos
Amizade X Igualdade
QUESTÕES PARA PESQUISAR CONCEITOS E DEPOIS REFLETIR
Qual a diferença de Ética Filosófica e Moral Cristã?
O que é Estado Laico?
O que é Estratificação Social? Classificar um indivíduo e grupo social de acordo com um poder econômico.
Cidadania: Direitos e deveres, senso comum, direitos humanos e falácia.
Democracia: Poder na mão do povo.
"Entre a indiferença egoísta e o protesto violento existe uma opção sempre possível: o diálogo". (Papa Francisco)
«As ideologias terminam mal, não servem. Não assumem o povo, por isso pensem no século passado, em que as ideologias terminaram em ditaduras, sempre.» (Papa Francisco, Viagem apostólica ao Paraguai, 11.07.2015)
"Dizer “não” às ideologias, “sim” ao conjunto (...) Os “ismos” são ideologias que dividem, que separam. A Igreja não é uma organização humana – é humana, mas não somente uma organização humana -, a Igreja é o templo do Espírito Santo. Jesus trouxe o fogo do Espírito à terra, e a Igreja reforma-se com a unção, a gratuidade da unção da graça, com a força da oração, com a alegria da missão, com a beleza dezarmante da pobreza. Coloquemos Deus em primeiro lugar! (Papa Francisco 23/5/2021)
Um pouco destas ideologias revestidas de "teorias"...
Pai da Sociologia- August Comte (Cria): "Amor por princípio, ordem por base, progresso por fim."
Pretendia unificar a psicologia, economia e história, considerando que todas estas ciências giram em torno do ser humanos e seu comportamento.
Positivismo: Ciência como explicação das coisas.
O conhecimento científico deveria ser reconhecido como único conhecimento verdadeiro. SERÁ?
Razão X Emoção
Leis dos Três Estados:
- Teológico (Ser humano busca explicações para o real por meio de entidades supranaturais),
- Metafísico (deuses substituídos por entidades abstratas, para explicar a realidade),
- Positivo (não se explica o "porquê" das coisas e sim o "como", partindo do domínio sobre as leis de causa e efeito.
Emile Durkheim:
Positivismo: Interação como busca da harmonia.
Fato Social: O ser ocupa um lugar na sociedade a partir da divisão do trabalho (Integração).
Anomalia social.
O Suicídio.
Senso Comum: Consciência Coletiva (sem embasamento)
Coerção Social
Exterioridade e poder de generalização.
Karl Marx:
A) SOCIALISMO REVOLUCIONÁRIO (ROMPER)
Igreja e Socialismo (Doutrina Social da Igreja n. 89 e Catecismo da Igreja Católica n. 39)
“Os clássicos ficaram reduzidos a pensar o mundo.”
“É preciso entender o mundo para poder agir nele.”
B) MATERIALISMO HISTÓRICO
No capítulo III da obra "Do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico", Friederich Engels afirma:
"A concepção materialista da história parte da tese de que a produção, e com ela a troca dos produtos, é a base de toda a ordem social; de que em todas as sociedades que desfilam pela história, a distribuição dos produtos, e juntamente com ela a divisão social dos homens em classes ou camadas, é determinada pelo que a sociedade produz e como produz o pelo modo de trocar os seus produtos."
C) ESTRUTURA- “O conjunto das relações de produção constituía a estrutura de uma sociedade.” (Marx no livro “Considerações à crítica de economia política”)
D) SUPERESTRUTURA OU SOBRE ESTRUTURA- “(...) a estrutura econômica da sociedade constitui, em cada caso, o fundamento real a partir do qual é preciso explicar, em última instância, toda a sobreestrutura das instituições jurídicas e políticas, assim como os tipos de representação religiosa, filosófica e de outra natureza, de cada período histórico.” (ENGELS, Anti-Dühring , 1878)
Em “A ideologia Alemã”, Marx e Engels argumentam que “as representações, os pensamentos, o comércio espiritual dos homens se apresentam como emanação direta do seu comportamento econômico. A moral, a religião, a metafísica e qualquer outra ideologia e as formas de consciência que a elas correspondem perdem assim a aparência de autonomia”.
Para Marx o “ANIQUILAMENTO DA ESTRUTURA” levará a classe operária ao poder.
Metodologia é a luta armada contra a infraestrutura. Canhões para a INFRAESTRUTURA.
Se destruir o Sistema Econômico Capitalista, se destrói todo o resto (religião, casamento e todo resto que brota da economia e o justifica, para que servisse de estratégia para que os patrões continuassem a explorar o proletariado)
Para Marx e Engel o cristianismo foi criado pelo capitalismo para justifica-lo.
Conflito social: Sociedade dividida em classes.
Materialismo Histórico: Sociedade movida pela luta de classes.
Classes sociais: Motor das mudanças sociais.
Organização produtiva: dominantes e dominados.
Mais valia (Diferença entre o que se recebe e o que é produzido).
Lénine:
“O Marxismo não pode ser reduzido a luta de Classe.” Lénine
O que diferencia o socialismo marxismo do liberalismo e do socialismo utópico, segundo Lenin, é a ditadura do proletariado.
“Esta ditadura pressupõe o emprego da violência, severa, rápida e decidida, para esmagar a resistência dos exploradores, dos capitalistas, dos latifundiários e dos seus sequazes. Quem não o compreendeu não é revolucionário e deve ser afastado do lugar de chefe ou de conselheiro do proletariado. Mas a essência da ditadura do proletariado não reside apenas na violência, nem principalmente na violência. A sua essência principal reside na organização e disciplina do destacamento avançado dos trabalhadores, da sua vanguarda, do seu único dirigente, o proletariado. O seu objetivo é criar o socialismo, suprimir a divisão da sociedade em classes, fazer de todos os membros da sociedade trabalhadores, retirar a base a toda a exploração do homem pelo homem. Este objetivo não pode ser realizado de um só golpe, exige um período de transição bastante longo do capitalismo para o socialismo, tanto porque reorganizar a produção é uma coisa difícil, como porque é necessário tempo para mudanças radicais em todos os domínios da vida e porque a enorme força do hábito da gestão pequeno-burguesa e burguesa só pode ser superada numa luta longa e tenaz. É por isso que Marx fala de todo um período de ditadura do proletariado como período de transição do capitalismo para o socialismo”. (https://www.marxists.org/portugues/lenin/1919/05/19.htm- Edições "Avante!" com base nas Obras Completas de V. I. Lénine, 5.ª ed. em russo, t.25, pp. 384-388.)
“A ditadura do proletariado é a guerra mais severa e implacável da nova classe contra um inimigo mais poderoso, a burguesia, cuja resistência está decuplicada, em virtude de sua derrota (mesmo que em apenas um país), e cuja potência consiste não só na força do capital internacional, na força e na solidez das relações internacionais da burguesia, como também na força do costume, na força da pequena produção. Porque, infelizmente, continua a haver no mundo a pequena produção em grande escala, e ela cria capitalismo e burguesia constantemente, todo dia, a toda hora, através de um processo espontâneo e em massa. Por tudo isso, a ditadura do proletariado é necessária, e a vitória sobre a burguesia torna-se impossível sem uma guerra prolongada, tenaz, desesperada, mortal (até a morte); uma guerra que exige serenidade, disciplina, firmeza, inflexibilidade e uma vontade única.
(https://pcb.org.br/portal/docs/esquerdismo.pdf - Esquerdismo: Doença Infantil do Comunismo Vladimir Ilitch Lenine)
Para Lénine ditadura do proletáriado é viabilizado pela democracia (viabilizada pela maioria). Como os capitalistas resistem é preciso usar a força.
A voz da maioria vale qualquer coisa ou é preciso buscar primeiro as virtudes? É possível uma democracia viabilizar uma ditadura?
Max Weber
Sociologia compreensiva
Ação social: integração das ações (organizações sociais a partir das grandes aglomerações).
Racional: Fins (motivos) e valores
Afetiva: Sentimentos
Tradicional: Costumes e crenças
ENEM 2015 A crescente intelectualização e racionalização não indicam um conhecimento maior e geral das condições sob as quais vivemos. Significa a crença em que, se quiséssemos, poderíamos ter esse conhecimento a qualquer momento. Não há forças misteriosas incalculáveis; podemos dominar todas as coisas pelo cálculo. WEBER, M. A ciência como vocação. In: GERTH, H.; MILLS, W. (Org.). Max Weber: ensaios de sociologia. Rio de Janeiro: Zahar, 1979 (adaptado). Tal como apresentada no texto, a proposição de Max Weber a respeito do processo de desencantamento do mundo evidencia o(a):
A) progresso civilizatório como decorrência da expansão do industrialismo.
B) extinção do pensamento mítico como um desdobramento do capitalismo.
C) emancipação como consequência do processo de racionalização da vida.
D) afastamento de crenças tradicionais como uma característica da modernidade.
E ) fim do monoteísmo como condição para consolidação da ciência.
Antonio Gramsci: 1940-1980
“Gramsci joga luz, portanto, sobre a importância dos “produtores de conteúdo” possuírem consciência das mensagens que transmitem para o mundo. São elas, afinal, que permitem as mudanças que desejamos que ocorram.” Revista Galileu
https://revistagalileu.globo.com/Sociedade/noticia/2017/04/como-gramsci-pode-te-ajudar-conquistar-o-mundo-atraves-do-consenso.html
“Gramsci percebeu que o marxismo, conforme as prescrições de Lênin e do próprio Marx, não conseguia se instalar na parte Ocidental da Europa. Não deu certo na Espanha, em Portugal, na Alemanha e na Itália. Na Itália, por exemplo, com a ascensão ao poder de Benito Mussolini, Gramsci é preso em 1929, quando então começa a escrever os seus famosos "Cadernos do Cárcere", hoje integralmente traduzido em português. Ali Gramsci se preocupará em entender o motivo que levou o marxismo a fracassar no Ocidente e de que forma se poderia perfurar o bloqueio das nações cristãs europeias que estavam conseguindo vencer com êxito a revolução ortodoxa proposta por Marx e depois por Lênin. Gramsci se deu conta de que não seria por meio de uma revolução armada, de um confronto direto com a estrutura econômica para destrui-la, nos moldes ortodoxos, mas sim na ofensiva contra a superestrutura. Gramsci percebeu que não se poderia usar a superestrutura (cultura, Estado e Direito) para atacar a infraestrutura econômica, mas sim destruir a superestrutura. O alvo deveria ser a cultura e não a economia, falando mais claramente.” (Professor Leonardo Penitente no curso Guerra Social)
Antonio Negri (ou Toni Negri): o engenheiro social
Estratégia: a guerra através dos agrupamentos urbanos, um novo tipo de Império das Multidões.
- É preciso pensar no trabalhador que produz, além de bens materiais, os bens imateriais, ou seja, o caos e a destruição.
"Um adolescente compondo um grupo de guerrilha poderá produzir riqueza imaterial, ou seja, o processo revolucionário de caos." (Professor Leonardo Penitente).
Desocupados faz parte da “multidão” (conjunto da sociedade- “potência ontológica” para a destruição).
Para Negri só se conseguirá vencer o "capitalismo unificado" através de uma massa (multidão) composta pela multiplicidade de singularidades (não tem vínculos).
"Singularidades unidas a outras singularidades para o fim de destruir o uno. A dispersão total para produzir a dispersão total."
Destruir os Estados Soberanos (belicamente estruturados)
“Contrapoder”- “estratégia militar”:
"Resistência-insurreição-poder constituinte: é a trindade preciosa, diz Negri, do novo movimento revolucionário que conseguirá impor o comunismo de forma definitiva." (Professor Leonardo Penitente)
Pedagogia ou "pedaorgia"?
"Educação dentro da caixa" X "Práticas Libertadoras"
Humildade X Pensamento "Crítico analítico"
Ler, memorizar e escrever X "Entrega Livre"
Vida Teórica X Vida prática, agente de transformação e "estrutura libertadora"
Espiritualidade X Materialismo
Princípios (verdade) X Relativismo
Imaginação X Intelectualismo
Leitura Clássica X Transmídia
Condução do mestre X 1-2-4 Todos
Amizade X Igualdade
QUESTÕES PARA PESQUISAR CONCEITOS E DEPOIS REFLETIR
Qual a diferença de Ética Filosófica e Moral Cristã?
O que é Estado Laico?
O que é Estratificação Social? Classificar um indivíduo e grupo social de acordo com um poder econômico.
Cidadania: Direitos e deveres, senso comum, direitos humanos e falácia.
Democracia: Poder na mão do povo.
- O que é SOCIEDADE? https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/sociedade-1.htm
- Quem compõe a sociedade?
- É a sociedade que influencia o indivíduo ou o indivíduo que influencia a sociedade?
- Quais os tipos de ação?
- O que é e o que caracteriza uma comunidade?
- O que é população?
- Analise a Música: Fácil
- Quais as dificuldades apresentadas pela sociedade atual?
- O modo de vida moderno tem nos afastado ou aproximado das pessoas?
- Analise: https://juquinhaeoportugues.blogspot.com/2012/03/cartum-de-quino.html
- Pesquisa dados sobre saúde mental no Brasil.Atividades:
- (T1) “Pessoas que deixaram marcas na sociedade.”
- (T2) Criar memes apresentando alguma das dificuldades apresentadas pela sociedade atual: dependência da tecnologia (jogos...) , dependência da pornografia, bullying e cyberbullying, síndrome do tédio crônico, consumo recreativo de drogas, dependência estética (anorexia e bulimia), desinteresse acadêmico, vazio existencial, globalização dos valores referenciais, sociedade em mudanças (constantes, rápidas e permanentes), processo identitário provisório, troca do fato pelo simulado (Fato ou fake?), competitividade, consumismo (facilmente o desejo é transformado em necessidade), falta de autoridade e responsabilidade, cegueira de olhar para fora (Empatia se desenvolve na interação.), cultura de isolamento, egocentrismo, violência...
- O que é "Tríade neurótica de massa"?
- Como responder ao apelo do mundo?
- Analise a Múisca: www.letras.mus.br/twenty-one-pilots/car-radio/traducao.html
- REVISÃO: O que são instituições sociais? Qual o papel da igreja, da família, da polícia e da escola? O que é socialização primária?
- https://educador.brasilescola.uol.com.br/trabalho-docente/socializacao-primaria.htm
- Analise: https://www.letras.mus.br/carlos-drummond-de-andrade/818513/#radio:carlos-drummond-de-andrade
- Procurar uma reportagem sobre o caso de "Brumadinho" (Doações e indenizações)?
- https://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI295672,41046-Brumadinho+reacende+debate+sobre+valor+de+indenizacoes+em+acidentes
- Quais são as dimensões da PESSOA?
- Analise: https://pt.slideshare.net/Luckydois/4-dimendes-humanas-a-pessoa-como-um-todo
- Para refletir: O que lembra a palavra VALE? Quais são as condições geográficas de Brumadinho? O que fazer com 100.000 reais? Se você perdesse tudo de material o que sobraria? Qual o valor da vida? Quando começa a vida? O que é defesa civil? Qual a atuação da defesa civil? O que é lei? Qual o papel da punição ou pena? Se você morasse em brumadinho o que você faria para ajudar as pessoas?
- Ler artigo sobre ontologia dimensional. http://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/le/article/download/21725/13056
- Qual a diferença de liberdade física e mental?
- Comente a frase de Frankl: "(...) o homem não está livre de condições e, em geral, não está livre de algo, mas livre para algo, que quer dizer livre para uma tomada de posição perante todas as condições." (FRANKL, 1989)
- Análise da Música: É preciso saber viver
- O ser humano consegue estar em estado de homeostase?
- O meu projeto de vida precisa buscar o bem comum?
- Qual a diferença de pessoa e personalidade? https://www.youtube.com/watch?v=Zz6yGIKjlJU Sobre os quatro temperamentos: Fleumático (Água- flexível, pessoa que se adapta bem, cuidadoso), Colérico (Fogo- toma a iniciativa, bem decidida, forte liderança, marca posição, dificuldade de ceder, organizado) , Melancólico (Terra- emotivo, resistente ) e Sanguíneo (Ar- comunicativo, mais disperso, distraído, fantasioso, flexível, espontâneo, não lidera espontaneamente)
- Você acredita que uma característica que tem pode ajudar a desenvolver aquilo que você acha que não tem?
- O que influencia a sociedade é a pessoa ou a personalidade?
- Quais as etapas de vontade que constituem a pessoa?
- O que é cidadania? Ato de exercer o direito e os deveres do cidadão, sejam eles políticos ou sociais que cada cidadão possui de acordo com a constituição de cada país.
- O que é ser cidadão no Brasil atual?
- O que é urbanidade? Pesquisa imagens no google de "hinduístas comendo com a mão". Respeito e boa conduta entre cidadãos. É o coletivo de ações que demonstram boas maneiras e que variam dependendo da cultura. Reunião dos costumes, formalidades e comportamentos que expressem respeito entre pessoas. Demonstração de civilidade. Afabilidade (manter um bom funcionamento).
- O que é conhecimento tácito? R. Conhecimento que se adquire a partir da experiência de vida (ao longo da vida). Conhecimento subjetivo, individual...
- Diferencie "esfera particular" (ou "de existência") de esfera pública. R. A esfera particular é algo mais pessoal e reservado à família, já os públicos e refere ao círculo social como um todo.
- Qual a diferença entre democracia participativa e representativa?
- (ENEM, 2016) A democracia deliberativa afirma que as partes do conflito político devem deliberar entre si e, por meio de argumentação razoável, tentar chegar a um acordo sobre as políticas que seja satisfatório para todos. A democracia ativista desconfia das exortações à deliberação por acreditar que, no mundo real da política, onde as desigualdades estruturais influenciam procedimentos e resultados, processos democráticos que parecem cumprir as normas de deliberação geralmente tendem a beneficiar os agentes mais poderosos. Ela recomenda, portanto, que aqueles que se preocupam com a promoção de mais justiça devem realizar principalmente a atividade de oposição crítica, em vez de tentar chegar a um acordo com quem sustenta estruturas de poder existentes ou delas se beneficia.
(YOUNG, I. M. Desafios ativistas à democracia deliberativa. Revista Brasileira de Ciência Política, n. 13, jan.-abr. 2014).
As concepções de democracia deliberativa e de democracia ativista apresentadas no texto tratam como imprescindíveis, respectivamente,
a) a decisão da maioria e a uniformização de direitos.
b) a organização de eleições e o movimento anarquista.
c) a obtenção do consenso e a mobilização das minorias.
d) a fragmentação da participação e a desobediência civil.
e) a imposição de resistência e o monitoramento da liberdade. - O que é política? R. Ciência de organização, direção e administração de uma nação ou estado.
- O que é poder? R. Capacidade de realizar algo.
- O que é dominação? R. Quando é assegurada a realização da vontade.
- Explica o que são fundamentos do poder? R. Busca da ordem pública e privada. Onde deve haver predominância do interesse público sobre o particular.
- O que significa dizer que toda relação social é sempre uma relação de poder? R. Para Weber poder significa toda possibilidade de impor a vontade mesmo numa relação social em que encontre resistência.
- O que é falácia dos recursos? R. Fenômeno em que confunde a quantidade de recurso controlados com a quantidade de poder exercido. Utilizar de fatos não verificados para obter recursos.
- O que se quer dizer quando se afirma que uma pessoa faz política?
- A política é uma dimensão fundamental da vida social? R. Sim, para organizar a sociedade, para organizar grupos através de interesses em comum.
- O que se quer dizer quando se afirma que uma pessoa tem poder? R. Capacidade de apresentar vontade.
- Participação social e política: O que são políticas públicas? R. Ações para garantir os direitos para atenuar os problemas sociais. Segundo uma visão estadista só se pode falar de política pública se for gerida pelo estado. Segundo uma visão multicêntrica as políticas públicas podem ser compostas por política pública estatal e política pública privada.
- Quais os elementos das políticas públicas? R. Contexto (problema social), prioridade de atuação na pauta, financiamento, estudos e levantamentos, desenho (estrutural. Como? A quem?), execução e avaliação.
- Política públicas: imediatistas ou permanentes? R. Políticas públicas devem ser cultivadas para permanecerem (paciência histórica e não imediatista). História é a relação do já com o ainda não.
- O que nos torna diferentes uns dos outros? R. personalidade, caráter, ideias
- Por que cada povo tem manifestações culturais diferentes?
- Por que estranhamos ou sentimos dificuldade em aceitar os que são diferentes de nós? R. Dificuldade de se colocar na realidade do outro. Por vezes jugamos sem conhecimento de causa, sem conhecer a história de vida do outro.
- O que é alteridade? Qual a sua importância para sociedade? R. Capacidade de se colocar no lugar do outro.
- O que é cultura? O que você acha da frase: "A cultura é a capacidade de produzir símbolos." R. Conjunto de experiências, saberes, costumes vivenciados dentro de determinados grupos. Faz parte da cultura adotar ícones.
- Qual a diferença de cultura como erudição e o conceito antropológico de cultura? R. A Cultura popular é realizada de forma espontânea pelo grupo social que a produz, enquanto a cultura erudita trata-se de uma manifestação cultural ou artística que foi gerada após estudos prévios e que somente indivíduos especializados podem exercê-la.
- Existe normas sociais universais?
- O que é a proibição do incesto? É um exemplo de norma social universal?
- Quais as causas da violência? Será que nossa sociedade tem se tornado mais violenta?
- A criminalidade tem relação com a pobreza ou com a desigualdade social?
- Diferencia segregação socioespacial, racial e social.
- O que leva as pessoas a transgredi as normas socialmente estabelecidas?
- Exemplifique ilegalidades que parecem normais no cotidiano das pessoas. (T2) Memes ou cartazes em combate as ilegalidades que se torna comuns.
- Por que as prisões se tornam principal forma de controle social na atualidade?
- O que é sustentabilidade? Quais as principais visões? Quais as principais conferências.
- https://www.letras.mus.br/carlos-drummond-de-andrade/460645/
- Quais as teorias de Augusto Conte, Durkheim (liberal, individualismo, mercado aberto, economia aberta, economia mista, nova ordem mundial, globalização, fato social, generalidade do fato social, exterioridade do fato social, coercitividade do fato social, anomia social e coesão social) , Marx (materialismo histórico, capitalismo, proletariado, burguesia, mais-valia, socialismo, luta de classe, ditadura do proletariado, comunismo, fetiche da mercadoria...) e Weber (ser de centro, política de centro, teoria compreensiva ou interpretativista, ação social)? "Glossário Maluco" (T1)
- Qual a diferença entre sistema político e sistema econômico?
- Pesquisar: Diferentes visões do Trabalho
- O que é consumo?
- A necessidade e a utilidade determinam o consumo humano atual?
- O que significa viver em uma sociedade de consumo?
- Qual o conceito sociológico de mercadoria?
- Analisa o valor da mercadoria. Exemplo o caderno (valor do trabalho de quem plantou e cortou árvores, de quem o imprimiu, montou-o, transportou-o, vendeu-o...). Escolha um produto de consumo (automóvel, geladeira, celular, óculos...), pesquise e descubra quais são os processos envolvidos na produção dessas mercadorias, calcule quantas pessoas podem estar envolvidas no processo produtivo. (T2)
- O que é trabalho?
- Quais as principais leis trabalhistas do Brasil?
- Qual é o papel do trabalho na sociedade em que vivemos?
- O trabalho dignifica?
- O trabalhador vende sua força de trabalho (mão de obra) em troca de salário. O trabalho é uma forma de mercadoria? Tem um preço? É consumido? Com o dinheiro do salário o trabalhador repõe suas energias? Como?
- O que você entende por "mercado de trabalho
- Tabelão das diferentes etapas do capitalismo e dos diferentes métodos de produção.
- O que é a "linha de montagem" do industrial Henry Ford (1863-1947)?
- Ford aperfeiçoou as ideias de quem?
- Hora da Arte da Globalização e Pesquisa sobre profissões do futuro (T2)
- Pesquisa e apresenta exemplos de publicidade: 1- Reason Why ou convencimento racional, 2- Scare copies ou "histórias apavorantes" e 3- Testemunhais ou testemunhos.
- O que é indústria cultural? Como a indústria cultural altera o consumo, o lazer e o tempo livre das pessoas? Como a indústria cultural muda a percepção de arte das pessoas? O que é "atrofia da imaginação"?
- Na sua opinião qual seria a melhor expressão? "Tempo livre" ou tempo de não trabalho"? Justifique? Existe um tempo não livre, um tempo sem liberdade? Existe um tempo livre na sociedade atual? O tempo livre é um tempo de descanso?
- O desenvolvimento tecnológico afetou a forma como nos relacionamos com os outros?

ontologia_dimensional.pdf | |
File Size: | 132 kb |
File Type: |