PRIMEIRO TRIMESTRE - TEMA: Bingo dos Estados Brasileiros (bônus)- Cada aluno constrói a sua cartela com o nome dos estados Brasileiros (cartela de 10 linhas e 10 colunas). Observação: Meu filho, João Pedro (10 anos), conseguiu elaborar uma cartela com 12 estados brasileiros. Pode consultar um mapa do Brasil com o nome dos estados (elaborado pelo aluno). - (T1)Com uma bola de isopor os alunos irão construir um sistema de coordenadas: colando fios ou usando canetinhas. Cores diferentes para as linhas horizontais e verticais. Identifiquem inicialmente as linhas do equador, trópicos, círculos polares e meridiano de Greenwich. - (T2)Trabalho: A história dos mapas
SEGUNDO TRIMESTRE - (T1) Representação das camadas da Terra - (T2) Hora da Arte das Placas Tectônicas - (T3) Mapa mental dos Agentes Externos - Bacias Hidrográficas - Fontes de Energia
TERCEIROTRIMESTRE - Explosão de Ideias sobre o conteúdo nuclear: Clima e Vegetação. - (T1) Desenhos e mapas mentais relacionados aos conteúdos - (T2) TEMA: Pesquisa a origem do nome dos Biomas Brasileiros. Que nome você daria a estes biomas? Elabore um cartaz com a imagem do bioma e o novo nome criado por você. - (T3) Árvore Genealógica valorizando as etnias brasileiras.
7º ANO do Ensino Fundamental
PRIMEIRO TRIMESTRE - Explosão de Ideias sobre o conteúdo nuclear: Brasil - Música n° 4: Orientação http://www.fabiolimeira.pro.br/muacutesicas - Jogos Geográficos - Localização do Brasil - Regiões do Brasil http://www.fabiolimeira.pro.br/brasil.html - Música n° 3: Estados do Nordeste http://www.fabiolimeira.pro.br/muacutesicas - (T1) TRABALHO: Elabora (a mão) o mapa do Brasil com seus estados e suas capitais definindo os principais paralelos e meridianos. Após procure responder as 20 primeiras questões desta página, relativas à localização do território brasileiro - (T2) TRABALHO: Elabora (a mão) o mapa da América do Sul com o nome dos países (pinta os países da América do Sul que não fazem fronteira com o Brasil*), o mapa das Bacias Hidrográficas Brasileiras, Relevo Brasileiro, Clima e Vegetação do Brasil - Atividade "Trabalhando com Mapas do Brasil"* - TEMA: Atlas da Aventura- Pega um atlas velho ou um mapa bem detalhado da região escolhida na internet. Seleciona duas cidades no mapa (ao menos uma delas fora do estado que você mora). Acompanhe com um lápis a estrada principal que as liga no mapa. Explica a viagem descrevendo as principais características de ao menos cinco cidades ou três estados que você passaria durante o percurso. - TEMA: Bingo dos Estados Brasileiros (bônus)- Cada aluno constrói a sua cartela com o nome dos estados Brasileiros (cartela de 10 linhas e 10 colunas). Observação: Meu filho, João Pedro (10 anos), conseguiu elaborar uma cartela com 12 estados brasileiros. Pode consultar um mapa do Brasil com o nome dos estados (elaborado pelo aluno). - TEMA: Jogo do "Qualquer outro nome de estado ou capital do Brasil com a letra ..." (bônus)- Após os alunos estudarem o nome dos estados e capitais do Brasil começa o jogo com os alunos em roda e sem consulta. O professor inicia o jogo dizendo: - Diga o nome de estado ou capital do Brasil com a letra... - Fuso Horário do Brasil - Brasil na América - Fronteiras, tamanho dos países e pontos extremos - TEMA: Bingo das Capitais do Brasil (bônus)- Cada aluno constrói a sua cartela com a sigla dos estados Brasileiros (cartela de 4 linhas e 4 colunas). Sem consultar os alunos devem marcar na sua cartela se tiverem o estado correspondente das capitas que o professor disser. - (T3) TRABALHO: Guia das capitais do Brasil- Cada aluno pesquisará e criará um guia de uma das capitais do Brasil. (Origem do nome, jornais mais antigos, quando foi fundada, quem se estabeleceu primeiro ali, prédio mais antigo, monumentos importantes, pontos turísticos, principais times de futebol da cidade, prédio mais alto e outras curiosidades...) e fotos das capitais do Brasil- Traga para sala de aula fotografia sobre uma capital de um estado brasileiro, colocando o nome da cidade atrás da fotografia. Os alunos tentarão adivinhar qual é a capital e responderão perguntas sobre a zona térmica e o hemisfério de cada uma das cidades. - Ocupação do Território - Música n° 14 e 15: Bacias Hidrográficas - Explosão de Ideias sobre o conteúdo nuclear: Clima e Vegetação - Música n° 17 e 18: Clima e Vegetação http://www.fabiolimeira.pro.br/muacutesicas - Diálogo dos alunos com seus pais sobre a influência dos fatores e elementos climáticos nas empresas que trabalham e sua influência nos custos, lucros e planejamento administrativo da empresa antecedendo uma partilha de descobertas.
SEGUNDO TRIMESTRE - Explosão de Ideias sobre o conteúdo nuclear: Biomas Brasileiros - (T1) TEMA: Pesquisa a origem do nome dos Biomas Brasileiros. Que nome você daria a estes biomas? Elabore um cartaz com a imagem do bioma e o novo nome criado por você. - Pergunta aos alunos o que eles querem ser no futuro e elabora junto com a turma uma tabela que explique o perfil de trabalho que a turma deseja ter (Qual setor da economia? Área da saúde, educação, construção, informática, marketing, produção industrial, agricultura...).
- (T2) Tema: Mapas Temáticos do Brasil- Elabora mapas que representem características, econômicas das 5 regiões do Brasil. - Música n° 25: Mineração - (T3) TEMA: Dicionário Maluco e Hora da Arte sobre conceitos de Geografia urbana- cada aluno elaborará em uma folha A4 plastificada o nome ou o conceito de algumas palavras e os grupos deverão fazer a correspondência da palavra com o conceito. - Música n° 29: Metrópoles - Tema: Positivo p. 36 e 37 - Registros e Exercícios:
TERCEIRO TRIMESTRE - Explosão de Ideias sobre o conteúdo nuclear: População Brasileira - Música n° 30-33: População - Tema: - Desigualdade - (T1) Mapa mental sobre Migrações - Registros, Exercícios e Árvore Genealógica- Pesquisa e elabora sua árvore genealógica colocando a data de nascimento e a origem (descendência dos seus antepassados). - (T2)Tema: Correspondência das Características das Regiões do Brasil - cada aluno elaborará em uma folha A4 plastificada uma característica de uma região do Brasil e os grupos deverão fazer a correspondência da característica com a região. - (T3) Trabalho: Feirão do Mundão- Pesquisa sobre fatos atuais, fatos do passado e elabora réplicas sobre o que há de mais importante em cada região brasileiro (lembranças, roupas, livros, jornais, cartões postais, comida típica, palavras próprias do estado...). Elaborar convites para muitas pessoas darem uma volta ao mundo na feira e explorar as novidades dos diversos estados brasileiros.
8º ANO do Ensino Fundamental
PRIMEIRO TRIMESTRE - Explosão de Ideias sobre o conteúdo nuclear: Trajetória Humana - Trabalho: OLHANDO O PASSADO- Pedir aos alunos que elaborem 15 perguntas sobre a vida de seus avós quando eram jovens, referentes a forma de lazer, à escola, às viagens, à comunicação, ao trabalho... Fazer essas perguntas para eles. Depois mostrar em sala de aula as diferenças entre os tempos (com datas), retratando sempre a tecnologia como impulsionadora (ou não) dessas mudanças. - TEMA: Dicionário Maluco sobre conceitos de Geografia (Estado, Governo, Soberania, Território, Fronteira, População, Povo, Nação, Estados Unitários, Estados Federados, Estados Confederados, Reino Unido e Grã-Bretanha)- cada aluno elaborará em uma folha A4 plastificada o nome ou o conceito de algumas palavras e os grupos deverão fazer a correspondência da palavra com o conceito e Glossário no caderno - Tema: MAPA DA REGIONALIZAÇÃO MUNDIAL (com base em Positivo p. 20, 21, 24) com seus países. Elabora (a mão) o MAPA da divisão regional administrativa e geoeconômica da América. (IBGE) e geoeconômica comparando-as. - Tema: JOGO DO "QUALQUER OUTRO NOME DE PAÍS DA América e África COM A LETRA ..." (BÔNUS)- Após os alunos estudarem o nome dos países da América e África, começar o jogo com os alunos em roda e sem consulta. O professor inicia o jogo dizendo: Diga o nome de um país da América e África com a letra... - TABELA DAS DIFERENÇAS: Fazer um levantamento em sala de aula sobre as preferências pessoais relativas aos times de futebol, religião, principais lugares de lazer nos finais de semana... A partir disso, elaborar uma tabela ou gráfico explicitando essas características da turma, que retratarão as diferenças de grupos sociais, ampliando para outros níveis de comparação. - Hora da Arte: Migrações na América e África (Positivo p. 45 e 47)
SEGUNDO TRIMESTRE - Explosão de Ideias sobre o conteúdo nuclear: Paisagens Naturais da América e África - Tema: MAPA DA AMÉRICA E ÁFRICA- Elaborar (a mão) o mapa da Ásia com seus países definindo os principais paralelos e meridianos. Procurar responder questões relativas a localização destes continentes. - Atividade "Trabalhando com Mapas da América e África"* - Tema: BINGO DOS PAÍSES DA AMÉRICA E ÁFRICA (bônus)- Cada aluno deve construir a sua cartela com o nome dos Países da América e África (cartela de 10 linhas e 10 colunas). Poderão consultar um mapa. - Tema- FOTOS DE PAÍSES da América e África - Trazer para sala de aula fotografias sobre países da América e África, colocando o nome do país atrás da fotografia. Os alunos tentarão adivinhar qual é o país e responderão perguntas sobre a zona térmica e o hemisfério de cada um destes países. - Trabalho:GUIA DOS PAÍSES da América e África- Pesquisar e criar um guia de um país da América ou África (origem do nome, jornais mais antigos, fundação, quem se estabeleceu primeiro ali, prédio mais antigo, monumentos importantes, pontos turísticos, nome dos prefeitos, principais times de futebol do país, prédio mais alto e outras curiosidades...) - Trabalho: América e África 3D- representar a América e África com seus principais relevos, rios, penínsulas em 3D com argila, MDF, com impressora de corte laser ou 3D (América do Norte, América do Sul, África do Norte, África do Sul). - DOMINÓ DA VEGETAÇÃO
TERCEIRO TRIMESTRE - Trabalho: "QUIZ" sobre o Espaço Rural e Urbano da América e África (América Rural, América Urbana, África Rural e África Urbana) - Tema:Correspondência das Características dos países da América- cada aluno elaborará em uma folha A4 plastificada uma característica de uma região da América e África os grupos deverão fazer a correspondência da característica com a região. - Trabalho: Hora da Arte sobre presidentes da América
9º ANO do Ensino Fundamental
PRIMEIRO TRIMESTRE - Texto: http://www.fabiolimeira.pro.br/quem-sou Explosão de Ideias sobre o conteúdo nuclear: Globalização - Exercício: Positivo p. 18 e 21 - Música de Blocos Econômicos (n° 37, 39 e 40) - TABELA DAS DIFERENÇAS: Fazer um levantamento em sala de aula sobre as preferências pessoais relativas aos times de futebol, religião, principais lugares de lazer nos finais de semana... A partir disso, elaborar uma tabela ou gráfico explicitando essas características da turma, que retratarão as diferenças de grupos sociais, ampliando para outros níveis de comparação. - Tema: Elaborar um “TABELÃO” comparativo das etapas do capitalismo, suas doutrinas e transformações no processo de industrialização e urbanização. - O que é a quarta revolução industrial?https://www.bbc.com/portuguese/geral-37658309 - (T0)Tema: MAPA DA EUROPA E ÁSIA- Elaborar (a mão) o mapa da Europa e Ásia com seus países definindo os principais paralelos e meridianos. Procurar responder questões relativas a localização deste continente - Tema: JOGO DO "QUALQUER OUTRO NOME DE PAÍS DA EUROPA OU ÁSIA COM A LETRA ..." (BÔNUS)- Após os alunos estudarem o nome dos países da Europa e da Ásia , começar o jogo com os alunos em roda e sem consulta. O professor inicia o jogo dizendo: Diga o nome de um país da Europa ou da Ásia com a letra... - Tema: BINGO DOS PAÍSES DA EUROPA E ÁSIA (bônus)- Cada aluno deve construir a sua cartela com o nome dos Países da Europa (cartela de 10 linhas e 10 colunas). Poderão consultar um mapa. - (T1) Trabalho: FOTOS DE PAÍSES DA EUROPA (frente) - Trazer para sala de aula fotografias sobre países da Europa, colocando o nome do país atrás da fotografia. Os alunos tentarão adivinhar qual é o país e responderão perguntas sobre a zona térmica e o hemisfério de cada um destes países. - (T2) Trabalho: SUPER TRUNFO DA EUROPA E ÁSIA (atrás da foto)- - Análise: Positivo p. 24, 25, 26, 27, 35, 42, 43 (RA Positivo p. 30, 32) - Tema: Hora do estudo- Positivo p. 41 - (T3)Hora da Arte: Migrações na Europa e Ásia (Positivo p. 52, 53, 54) (4 pontos) (INEDI- 17/4 elaboração e 24/4 apresentação)
SEGUNDO TRIMESTRE - (T1) Trabalho: GUIA DOS PAÍSES DA EUROPA E DA ÁSIA- Pesquisar e criar um guia de um país da Europa e da África (origem do nome, jornais mais antigos, fundação, quem se estabeleceu primeiro ali, prédio mais antigo, monumentos importantes, pontos turísticos, nome dos presidentes, principais times de futebol do país, prédio mais alto, principais indústrias e outras curiosidades...). (3 pontos) (INEDI- 12/6 ) - FOTOS DE PAÍSES DA ÁSIA - Trazer para sala de aula fotografia sobre países da ÁSIA, colocando o nome do país atrás da fotografia. Os alunos tentarão adivinhar qual é o país e responderão perguntas sobre a zona térmica e o hemisfério de cada um destes países. - PESQUISA A ORIGEM DO NOME DAS PRINCIPAIS VEGETAÇÕES DA ÁSIA. Que nome você daria a estas vegetações? Elaborar um cartaz com a imagem do bioma e o novo nome criado por você. - DOMINÓ DAS VEGETAÇÕES - (T2) Trabalho: EUROPA 3D- representar a Europa e a Ásia com seus principais relevos, rios e penínsulas em 3D com argila, MDF, com impressora de corte laser ou 3D (Positivo p. 21). (10 pontos) (INEDI- 26/6 elaboração e 3/7 apresentação) - (T3) CORRESPONDÊNCIA DAS CARACTERÍSTICAS DAS REGIÕES EUROPEIAS E ASIÁTICAS- elaborar em uma folha A4 plastificada o nome ou uma característica de um região da Europa ou da Ásia e os grupos deverão fazer a correspondência da característica com a região. (2 pontos) (INEDI- 10/7)
TERCEIRO TRIMESTRE: - (T1) "MEMES" sobre o espaço rural e urbano da Europa e Ásia-(INEDI- 11/9) Como? Acesse cymera app, shutterstock, ISHOT (para editar vídeos e memes em celular) e Photoshop, Canvas (edição e manipulação de imagens) ou outro. Colocar em software de apresentação ou armazenamento de dados como o Prezi, GoConqr,Taskworld, Trello, Flash Page Flip, Imgur, Dropbox, google drive, onedrive (armazenamento de arquivos, imagens e/ou músicas)... (7 pontos) - (T2) Trabalho: Criar teatro, jornal, quadros, músicas... ou "HISTÓRIA EM QUADRINHOS", sobre os conflitos da Europa e Ásia- Como? Acesse Pixton, Vecteezy, shutterstock, ISHOT (para editar vídeos e memes em celular) e Photoshop, Canvas (edição e manipulação de imagens) ou outros. Colocar em software de apresentação ou armazenamento de dados como o Prezi, GoConqr, Taskworld, Trello, Flash Page Flip... (10 ponto) (INEDI- 25/9) - (T3)QUIZ DAS REGIÕES POLARES E OCEANIA(8 pontos) (INEDI- 23/10)
1º ANO do Ensino Médio
PRIMEIRO TRIMESTRE - Faça a leitura do artigo disponível no link Resumão: Técnica e Tecnologia e no seu livro didático. (INEDI- 13/3) Após responda as questões abaixo com suas palavras: 1) Qual a diferença entre paisagem, espaço geográfico e território? 2) Relacione o conceito apresentado no artigo com o do seu livro didático: 3) Conceitue e relacione lugar e técnica: 4) Qual a diferença entre técnica e tecnologia? - Música n° 4, 5, 6, 7, 8 e 9: http://www.fabiolimeira.pro.br/muacutesicas e análise do livro Positivo p. 18, 19, 20 e 21. (INEDI- 13/3) - Coordenadas Geográficas (6° ano Positivo- RA V1. 33) (INEDI- 13/3) - Exercícios do livro do Positivo p. 22-24, 53, 60- 64 - TEMA: Bingo dos Estados Brasileiros (bônus)- Cada aluno constrói a sua cartela com o nome dos estados Brasileiros (cartela de 10 linhas e 10 colunas). Observação: Meu filho, João Pedro (10 anos), conseguiu elaborar uma cartela com 12 estados brasileiros. Pode consultar um mapa do Brasil com o nome dos estados (elaborado pelo aluno). - TEMA: Jogo do "Qualquer outro nome de estado ou capital do Brasil com a letra ..." (bônus)- Após os alunos estudarem o nome dos estados e capitais do Brasil começa o jogo com os alunos em roda e sem consulta. O professor inicia o jogo dizendo: - Diga o nome de estado ou capital do Brasil com a letra... - TEMA: Bingo das Capitais do Brasil (bônus)- Cada aluno constrói a sua cartela com a sigla dos estados Brasileiros (cartela de 4 linhas e 4 colunas). Sem consultar os alunos devem marcar na sua cartela se tiverem o estado correspondente das capitas que o professor disser. - Fronteiras, tamanho dos países e pontos extremos (no site do professor) - (T1) TRABALHO: Elabore (a mão) o mapa do mundo (Positivo p. 65 e 66) e do Brasil com seus estados definindo os principais paralelos e meridianos. Após procure responder as 20 primeiras questões apresentadas em http://www.fabiolimeira.pro.br/brasil.html (2 ponto) - (T2) Faça a leitura dos slides sobre o universo, projeções, escala, fusos horários disponíveis no "Baixe Aulas" procurando refletir sobre as perguntas, imagens e textos apresentados e construa mapa mentais sobre estes assuntos, realize desenhos do movimento de Rotação e Translação e as atividades do livro do positivo (3 pontos) - (T3)TRABALHO EM GRUPO: construir no espaço make da escola de forma criativa o movimento de rotação da Terra e os ventos alíseos, o movimento de rotação da Terra e as correntes oceânicas, o movimento de translação da Terra, o sistema de fuso horário, o movimento aparente anual do Sol na Terra. (5 pontos) (INEDI- 10/04 - elaborar e 24/04 apresentação) - Regiões do Brasil (análise dos mapas e realize exercícios do site do professor) http://www.fabiolimeira.pro.br/brasil.html - Análise do livro Positivo p. 18 e 19
SEGUNDO TRIMESTRE - Música n° 10, 11, 12, 13 e 16: http://www.fabiolimeira.pro.br/muacutesicas - (T1) Tema: Correspondência das Eras Geológicas- cada aluno elaborará em uma folha A4 plastificada uma característica de uma das eras geológicas e em grupo os alunos deverão fazer a correspondência da característica com a respectiva era. (2 pontos) - (T2) Trabalho: Descobrindo as Rochas(3 pontos) - Faça a leitura dos slides sobre Geologia, Agentes Internos, Agentes Externos, Relevo do Brasil (Positivo p. 41 e 42) disponíveis no "Baixe Aulas" procurando refletir sobre as perguntas, imagens e textos apresentados e construa mapa mentais, desenhos e mapas sobre estes assuntos. (3 pontos) - (T3) Exercícios do livro do Positivo p. 24, 25, 26 e Livro de Atividades (2 pontos) - (T4) Relatório de Saída de Campo para Torres (5 pontos) Obs.: Caso não se realize a saída de campo os pontos serão redistribuídos nas outras atividades.
TERCEIRO TRIMESTRE - Música n° 17 e 18, 14 e 15: http://www.fabiolimeira.pro.br/muacutesicas - Exercícios e Livro de Atividades (1 pontos) - Tabelão de Clima e Vegetação e outros mapas mentais (10 pontos) - DOMINÓ DA VEGETAÇÃO - TEMA: Pesquisa a origem do nome dos Biomas Brasileiros. Que nome você daria a estes biomas? Elabore um cartaz com a imagem do bioma e o novo nome criado por você. (2 pontos) - "MEMES" ou Hora da Arte sobre os impactos ambientais nos diferentes biomas brasileiros- Como? Acesse cymera app, shutterstock, ISHOT (para editar vídeos e memes em celular) e Photoshop, Canvas (edição e manipulação de imagens) ou outro. Colocar em software de apresentação ou armazenamento de dados como o Prezi, GoConqr,Taskworld, Trello, Flash Page Flip, Imgur, Dropbox, google drive, onedrive (armazenamento de arquivos, imagens e/ou músicas)... (2 pontos) - Criação das Bacias Hidrográficas do Brasil com Minecraft ou Maquete (10 pontos)
2º ANO do Ensino Médio
PRIMEIRO TRIMESTRE - Exercícios (Positivo p. 21-23, 49) e Músicas 30 e 33 (1 ponto) - (T1) TEMA: Dicionário Maluco sobre conceitos de Geografia populacional- cada aluno elaborará em folha A4 plastificada (tornar plástico) o nome ou o conceito de uma palavra e os grupos deverão fazer a correspondência da palavra com o conceito e Glossário no caderno (4 pontos) - Populoso, povoado, densidade demográfica, anecúmeno, ecúmeno, superpovoamento ou superpopulação, subpovoamento (FTD Módulo 5 cap. 13, p. 20 e 21), taxa de natalidade, taxa de mortalidade, taxa de mortalidade infantil, CV, CD (FTD Módulo 5 cap. 13, p. 9 e 29), fecundidade e fertilidade, pirâmide etária (FTD Módulo 5 cap. 13, p. 33) , Teoria da Transição Demográfica (FTD Módulo 5 cap. 13, p. 30), Teoria Malthusiana, Teoria Neomalthusiana, Teoria Reformista, Teoria Econeomaltusiana (FTD Módulo 5 cap. 13, p. 14 e 15, exercícios 4-7). - Expectativa de vida, média de vida, grau de instrução, taxa de analfabetismo, PIB, PNB, Renda per capita, IDH e Índice de Gini (FTD Módulo 5 cap. 13, p. 33-35). (FTD Módulo 5 cap. 13, p. 38-45 praticar e aprofundar) - Setores da Economia, PEA e PEI (FTD Módulo 5 cap. 13, p.9) - Distribuição da População Mundial: Bingo dos países mais populosos e povoados (FTD Módulo 5 cap. 14) - Migrações - Música 27(FTD Módulo 5 cap. 14, p. 38-45 praticar e aprofundar) (FTD Módulo 5 cap. 14, p. 22, 23, 24, 36- 45 e cap. 15, p. 33-37) (FTD Módulo 5- Caderno Mais) - (T2) Participação nos jogos do Dicionário Maluco. - (T3) Hora da Arte das Migrações (6 pontos) (INEDI- 11/04 e Doro 08/04 elaboração/ INEDI- 18/04 e Doro 15/04 apresentação)
SEGUNDO TRIMESTRE - Espaço Agrário (FTD Módulo 7 cap. 19 p. 33- 38, cap. 20 p. 33-38 e cap. 21 p. 27- 30) - (FTD Módulo 7- Caderno Mais) - Exercícios (Positivo p. 19 e 42 ), Livro de Atividades ( Positivo p.6-9 e 15-19 e 27-28 ) e Músicas 26 e 28, 29 (2 ponto) - (T1) História em Quadrinhos ou Hora da Arte dos Sistemas Agrícolas- Como? Acesse Pixton, Vecteezy, shutterstock, ISHOT (para editar vídeos e memes em celular) e Photoshop, Canvas (edição e manipulação de imagens) ou outros. Colocar em software de apresentação ou armazenamento de dados como o Prezi, GoConqr, Taskworld, Trello, Flash Page Flip... (5 pontos) - (T2) Glossário da Urbanização e pesquisa sobre a evolução das cidades.(5 pontos) (FTD Módulo 6 cap. 16 p. 8-9, 16, 19, 21, 31, 33- 38 , cap. 17 p. 9, 27, 28, 29, 41- 46 e cap. 18 p. 8- 13 e 31- 37). - (FTD Módulo 6- Caderno Mais) - (T3) "MEMES" sobre os impactos ambientais nas áreas urbanas- Como? Acesse cymera app, shutterstock, ISHOT (para editar vídeos e memes em celular) e Photoshop, Canvas (edição e manipulação de imagens) ou outro. Colocar em software de apresentação ou armazenamento de dados como o Prezi, GoConqr,Taskworld, Trello, Flash Page Flip, Imgur, Dropbox, google drive, onedrive (armazenamento de arquivos, imagens e/ou músicas)... (3 pontos)
TERCEIRO TRIMESTRE - Industrialização (FTD Módulo 8 cap. 22 p. 12- 16, 21- 24, 27- 30, cap. 23 p. 16- 23, 39- 45 e cap. 24 p. 34- 37) - (T1) Documentários ou Hora da Arte sobre as REVOLUÇÕES INDUSTRIAIS (10 pontos) - (T2) Trabalho: "QUIZ"sobre AS REGIÕES DO BRASIL (5 pontos) - Criação de mapas temáticos (5 pontos) - (T3) "MEMES" sobre as regiões do Brasil- Como? Acesse cymera app, shutterstock, ISHOT (para editar vídeos e memes em celular) e Photoshop, Canvas (edição e manipulação de imagens) ou outro. Colocar em software de apresentação ou armazenamento de dados como o Prezi, GoConqr,Taskworld, Trello, Flash Page Flip, Imgur, Dropbox, google drive, onedrive (armazenamento de arquivos, imagens e/ou músicas)... (3 pontos) - Exercícios (2 pontos)
3º ANO do Ensino Médio
PRIMEIRO TRIMESTRE - Texto: http://www.fabiolimeira.pro.br/quem-sou (INEDI- 28/2) - Texto sobre "QUE PROFESSOR DE GEOGRAFIA SOU" - (T1) Questões referentes ao RS (2,5 pontos) (INEDI- 13/3) - (T2) TRABALHO: Elabora (a mão) o mapa do Brasil com seus estados e suas capitais definindo os principais paralelos e meridianos. Após procure responder as 20 primeiras questões desta página, relativas a localização do território brasileiro (INEDI- 12/3) (ESJC- 8/3). Elabora (a mão) o mapa da América do Sul com o nome dos países (pinta os países da América do Sul que não fazem fronteira com o Brasil*) (INEDI- 19/3) (ESJC- 22/3), o mapa das Bacias Hidrográficas Brasileiras, Relevo Brasileiro, Clima e Vegetação do Brasil (INEDI- 2/4) (ESJC- 5/4) (2,5 pontos). - Território e regionalização do Brasil (FTD Módulo 9 cap. 25, 26 e 27)- 7° ano do Ensino Fundamental - Regionalização- Analisar: Geografia (Lúcia e Tércio, parte 3 p. 515, 516, 534) - Relevo, Clima, Hidrografia, Vegetação, Biomas e Domínios Morfoclimáticos do Brasil - Analisar: Geografia (Lúcia e Tércio, parte 3 p. 544, 545, 558, 566 e 567) e Geografia (Lúcia e Tércio, revisão e exercícios p. 94- 100 e 104-111) - População, Migração, Urbanização e Industrialização do Brasil - Geografia (Lúcia e Tércio, revisão e exercícios p. 114-118) - Agricultura, Pecuária e Mineração no Brasil- Geografia (Lúcia e Tércio, revisão e exercícios p. 122- 127 e 132- 136) - Etapas do Capitalismo, Globalização, Regionalização e BRICS (FTD Módulo 10 cap. 28 e 30) - Música 21: Socicapismo. - (T3) Música 20: Etapas do Capitalismo e construção de tabela (2,5 pontos) - "Tabelão Maluco" (INEDI- 04/04) (Doro 02/04) - Memes ou Hora da Arte da Globalização (2,5 pontos) (INEDI- 11/04 e Doro 08/04 elaboração/ INEDI- 18/04 e Doro 15/04 apresentação)
SEGUNDO TRIMESTRE - Fontes de Energia (FTD Módulo 12 cap. 34, 35 e 36) - Fontes de Energia e Transporte - Analisar: Geografia (Lúcia e Tércio, parte 3 p. 544, 545, 558, 566 e 567 ) - Música 34 (Matriz Energética do Brasil), - Registros e Livro de Atividades: (Positivo p. 8-10, 6-18 e 25-28) (2,5 pontos) - (T1) Músicas 34 e 36 (Fontes de Energia), - Glossário das Energias e Transportes (3 pontos) - Geopolítica e o mundo contemporâneo (FTD Módulo 11 cap. 25, 26 e 27) - 8° e 9° ano do Ensino Fundamental - Música 22 (Conselho de Segurança) - Música 23 (G7 e G20) - Música 24 (BRs) - Músicas 35 (IDH), 37 (Etapas Tipológicas), 38, 39 (Mercosul), 40 (União Europeia) e 41 (CEI) (FTD Módulo 10 cap. 29 e 30) - (T2) Apresentação criativa dos conceitos:capital especulativo, capital produtivo, paraísos fiscais, bolsa de valores (5 pontos) (INEDI- 06/06 e Doro 03/06 elaboração/ INEDI 13/06 e Doro 10/06 apresentação) - Mapa Regionalização do Brasil Globalizado (Positivo p. 52) - ATIVIDADE: CONSTRUIR UM MAPA MENTAL SOBRE O COMÉRCIO GLOBAL. (INEDI- 04/07 elaboração) (2 pontos, juntamente com o mapa do Brasil Globalizado) - (T3) Memes / História em Quadrinhos dos Blocos Econômicos(5 pontos) (INEDI- 11/07 e Doro 08/07 elaboração/ INEDI 07/08 e Doro 05/08 apresentação)
TERCEIRO TRIMESTRE - Músicas 43 (Conflitos da Europa), 44(Conflitos da Ásia) e 45 (Conflitos da África)- (2 pontos) - (T1) Hora da Arte dos conflitos mundiais (10 pontos) (INEDI- 27/09 e Doro 23/09 elaboração/ INEDI 03/10 e Doro 07/10 apresentação) - (T2) ATIVIDADE: CONSTRUIR UM MAPA MENTAL SOBRE OS CONFLITOS MUNDIAIS. (10 pontos) (INEDI- 14/11 e Doro 11/11) - Exercícios e registros(3 pontos) - (T3)RevisandoNoções espaciais - 1° ano do Ensino Médio