"Entre a indiferença egoísta e o protesto violento existe uma opção sempre possível: o diálogo". (Papa Francisco)
Professor Fabio Limeira
  • Início
  • Apresentação
    • Mensagens dos alunos
    • Minha História
  • Resumão
    • Fotos/ Projetos >
      • CARTOGRAFABIANDO
      • Cambará do Sul
      • Litoral do RS
    • Brasil
    • Mundo
    • Conceitos Básicos
    • Demografia
    • Economia
    • Meio Ambiente
    • Técnica e Tecnologia
    • Atualidades
    • VOCABULÁRIO
    • Sociedade e pessoa
  • Músicas
  • Questões
    • Vestibular e concursos
    • Noções Espaciais e Cartografia
    • GEOGRAFIA FÍSICA
    • GEOGRAFIA HUMANA
    • GEOGRAFIA ECONÔMICA
  • Atividades de aprendizagem

WEBQUEST

1/29/2019

0 Comments

 
O que é? “Uma atividade orientada para a aprendizagem, com suporte na pesquisa, em que algumas ou todas as informações disponíveis para interação são recursos provenientes da Internet”. Bernie Dodge

Tipos de WebQuests .WebQuests Curtas
.O objetivo é a aquisição e integração do conhecimento.
.O aprendiz entra em contato com um número significativo de informações, dando sentido a elas.
.Uma WebQuest curta é planejada para ser executada em uma ou três aulas.

.WebQuests Longas
.O objetivo é a compreensão de como ampliar e refinar o conhecimento apresentado na WebQuest.
.O aprendiz analisa e profunda o corpo de conhecimento, transformando-o e criando algo que outros possam utilizar.
.Uma WebQuest longa é planejada para durar de uma semana a um mês de trabalho escolar.

Elementos Básicos
1. Introdução
2. Tarefa
3. Processos ou passos para completar a
tarefa
4. Recursos a serem utilizado
5. Orientação na organização de
informações e conclusão de tarefas
6. Conclusão (o que foi aprendido)
7. Créditos

1. Introdução
Contém informação básica para motivar o aluno. Situa questões reais e utiliza personagens do mundo real. Determina a atividade.

2. Tarefa
Propõe uma nova perspectiva sobre um assunto conhecido.
Assuntos do interesse dos alunos e novas áreas de aprendizagem a explorar.
Busca na Internet, informações da biblioteca, discussões em grupo, orientações em grupo, conferência on-line (audio/vídeo).

3. Processo
Orienta os passos da tarefa
Oferece recursos para organizar a informação.

4. Recursos a serem utilizados
Inclui orientações de utilização da Internet e outros dados, para dar suporte às tarefas

5. Organiza a avaliação das tarefas
Define um resultado de aprendizagem on-lineou off-line; promove a aquisição e a integração do conhecimento por análise e síntese.
Como Orientar a organização e conclusão das tarefas?
.Encaminhar feedback.Sugerir modificações .Focar na finalização

6. Conclusão
.Verifica o que foi aprendido
.Sugere ampliação da aprendizagem.
.Como?
Encaminha para conclusão
.Sugere perguntas ao aluno, que induzem à reflexão.
.O professor não julga. Encaminha para conclusão
.Sugere perguntas ao aluno, que induzem à reflexão.
.O professor não julga.

Avaliação
Sugere perguntas para que o aluno avalie o trabalho, quanto a:
• Informações / conhecimento
• Criatividade
• Comunicação
• Veracidade dos fatos

Induz a Reflexão
Levanta questões que levem o aluno a refletir sobre o seu processo de aprender a aprender
(metacognição)

0 Comments



Leave a Reply.

    Fabio Limeira

    Especialista em Informática na Educação

    Histórico

    July 2019
    January 2019

    Categorias

    All

    RSS Feed

Powered by Create your own unique website with customizable templates.